A Virtualização é uma das tecnologias que veio revolucionar os DataCenters mas trouxe também uma nova vida à computação doméstica. Através de virtualização é possível experimentar/usar os mais diversos sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco ou proceder a alterações no sistema de ficheiros do sistema nativo.
Hoje apresentamos três aplicações gratuitas para virtualização de sistemas.
VirtualBox
O VirtualBox é uma das aplicações gratuitas que permite aos utilizadores todo o potencial da virtualização onde podemos construir um sistema com todas as características técnicas mas de uma forma virtual não permanente.
É possível virtualizar sistemas como o Windows, Linux e até mesmo MacOS. Em termos de funcionalidades, destaque para a possibilidade de realizar snapshots, partilhar pastas entre o sistema virtual e o nativo, suporte para drag and drop e a possibilidade de colonar máquinas virtuais.
Hyper-V
O Hyper-V é uma das plataformas de virtualização mais poderosas e populares do mundo. A Microsoft tem melhorado em muito esta plataforma que actualmente oferece suporte para a grande maioria dos sistemas operativos.
Ao contrário do VirtualBox, além do uso em ambientes domésticos o Hyper-V é também usado em ambientes empresariais, em servidores. Uma das muitas razões para usar o Hyper-V no Windows 10m é o facto desta plataforma vir já integrada no sistema.
VMware Player Lite
O VMware Player Lite é uma versão básica e limitada do VMware Workstation. Esta plataforma é gratuita e traz as principais funções como por exemplo a possibilidade de criar snapshots, clonar máquinas virtuais, acesso remoto, etc.
Proxmox (não funciona em Windows)
O Proxmox destaca-se por ser uma solução open-source, que oferece suporte para a virtualização dos mais vastos sistemas operativos. Esta solução usa o hypervisor KVM (Kernel-based Virtual Machine) e containers OpenVZ, permitindo realizar a gestão de máquinas virtuais, redes virtualizadas, armazenamento e HA (High Availability) Clustering.
De referir que esta solução não funciona no Windows, mas como já ensinamos a criar um guest aqui, fica a dica.
E são estas as 3 plataformas gratuitas que sugerimos para virtualizar sistemas operativos. Pelo facto de já vir integrada com o Windows 10, aconselhamos o uso do Hyper-V mas, todas as plataformas aqui apresentadas, funcionam bastante bem no sistema operativo da Microsoft.