A Internet está repleta de aplicações gratuitas que nos podem ajudar a redimensionar uma imagem. Inclusivamente a ferramenta nativa do Windows, o Paint, pode fazê-lo com relativa facilidade. Quando o assunto se refere ao redimensionamento de várias imagens tudo muda e o panorama fica mais filtrado. Mesmo ferramentas dedicadas a esse objectivo podem mostrar alguma resistência no que toca a configurações ideais para os seus utilizadores.
O VarieDrop pode ser aquela luz ao fundo do túnel. O programa simplifica todo o processo, através de quatro confortáveis áreas onde cada uma tem um tamanho definido para conversão, formato do ficheiro, pasta de destino, etc. Basta escolher as nossas imagens pretendidas a converter e arrastar para a zona que melhor nos convier dentro do VarieDrop. Vamos conhecer?
Existe uma opção alternativa, ao fundo da janela do programa que combina os resultados das demais opções. Por exemplo se definirmos vários formatos de conversão de imagem nos quatro cantos, esta quinta opção permite converter as imagens em todos os outros formatos ao mesmo tempo ou apenas com o canto que pretendermos.
O funcionamento é simples: arrastar e largar as fotos ou imagens para uma das áreas e tudo será processo de forma automática. Aquando da instalação podemos optar por acrescentar o VarieDrop ao menu de contexto do botão direito do rato. Assim, no próprio Explorador quando pretendermos podemos enviar para o VarieDrop directamente. Aqui alertamos os utilizadores que esta função veio um pouco «despida» pelo que deixa algo a desejar quanto ao funcionamento.
O VarieDrop fica-se, para já, pelo redimensionar de imagens. Talvez de futuro possamos encontrar novas funções como aplicar marcas d’água, rotação, etc. Por outro lado o nome de saída do ficheiro, etc. Nesse aspecto, o programa tem bastante para crescer.
Na verdade, é bastante útil a capacidade desta aplicação ao redimensionar directamente vários ficheiros de imagem/foto estando o seu manuseamento ao alcance de quase todos os leitores mesmo aqueles com menores conhecimentos de informática.
Fica apenas a nota negativa de facto de quando clicamos para obter ajuda, que pensamos ser em inglês, somos confrontados com a página oficial com texto em japonês, idioma oficial do programador. De todas as formas esse problema, pelo menos no Chrome, resolve-se com o tradutor em modo automático.