O Windows 10 chegou e conseguiu cativar os utilizadores, que acorreram a instalá-lo, fazendo dele já um caso de sucesso, com quase 15 dias de lançamento.
Mas se para a maioria esta actualização foi um processo simples e rápido, para alguns os problemas surgiram. Para evitar estas situações, a Sony está a aconselhar os utilizadores de computadores Vaio a aguardarem antes de instalarem o Windows 10.
É normal nas situações em que se lançam novos sistemas operativos que as marcas demorem algum tempo a fazer surgir as actualizações necessárias de drivers para os equipamentos que estão já no mercado.
Segundo a Sony, empresa que até há pouco tempo era detentora da marca Vaio, é esta a razão pela qual os utilizadores destes computadores não devem para já fazer a actualização para o Windows 10.
Este alerta foi feito no site oficial de suporte da Sony, onde detalha os planos para a chegada dos drivers e actualizações necessárias para que os equipamentos possam ter acesso pleno e livre de problemas ao Windows 10.
Os planos da Sony para o lançamento destes drivers revelam que devem chegar dentro dois meses, durante o mês de Outubro, para o caso dos equipamentos que tinham o Windows 8.1 pré-instalado e em Novembro para o caso dos equipamentos com o Windows 8 pré-instalado.
We are testing supported models and will be providing the results as quickly as possible. We plan to release Windows 10 upgrade information and, for Windows 8 and 8.1 models, drivers, applications and detailed information on the schedule below based on the operating system originally installed on the PC.
Nessa altura, e para além dos drivers, a Sony lançará também todas as suas aplicações em versões dedicadas ao Windows 10.
Curiosamente a Sony não refere datas para lançamento de drivers e aplicações para máquinas que tiveram o Windows 7 pré-instalado.
É curioso que a Sony, meses depois de ter vendido a sua divisão de portáteis a um grupo de investimento Japonês, continue a desenvolver drivers e aplicações para os novos sistemas operativos, garantindo assim a compatibilidade dos seus equipamentos, mesmo os que estão já em utilização pelos utilizadores.
Esta postura da Sony é de louvar e pretende evitar problemas como os que têm surgido a alguns utilizadores, que por falta de drivers não conseguem usar o Windows 10 de forma plena.
Apesar deste alerta, os utilizadores de computadores Vaio conseguem fazer a actualização para o Windows 10, mas isso não garante que os problemas não surjam e que as máquinas não apresentem situações que as impeçam de ser utilizadas.