Pplware

Unified Remote – o controlo remoto completo do seu PC

As tecnologias já fazem parte do nosso dia-a-dia. São de uma utilidade imensa e têm a capacidade de facilitar todo e qualquer tipo de tarefas.

O Unified Remote foi criado para facilitar e tornar remotas uma enorme quantidade de tarefas em Windows com recurso a dispositivos móveis com Android. As possibilidades de controle vão desde o rato, teclado, slide show e reprodução de vídeo até às opções de energia, gestor de ficheiros, execução de programas e muito, muito mais.

Como? Com Wi-Fi, 3G ou bluetooth! Há coisas fantásticas, não há?!

Esta aplicação faz parte do meu quotidiano há já alguns meses e não hajam dúvidas da vasta utilidade que tem. No passado dia 12 foi lançada uma actualização, para a versão 2, que me alertou para a necessidade de a divulgar aqui no Pplware pois tem melhorias consideráveis.

A lógica de funcionamento é simples: é usada uma aplicação no PC com Windows, o “servidor”, e no Android é instalada a aplicação “cliente”.

É possível ter configurado vários servidores no Android, tanto por usar mais que um PC como por usar uma ligação de tipo diferente no mesmo PC.

A ligação feita por bluetooth é bastante simples de configurar usando a opção “Automatic”, é apenas necessário que o computador já esteja emparelhado com o telemóvel. No caso de configuração de uma ligação Wi-Fi/3G é necessária uma configuração manual onde o IP do PC deve ser conhecido e configurado.

Em “Preferences” é possível escolher algumas opções como o tema, controles remotos visíveis, troca rápida entre controles, possibilidade de usar o controlo de som do Android para controlar o do Windows, entre outros.

Após concluída esta rápida configuração basta aceder a “Remotes” e começar a desfrutar deste fantástico conceito! Nas imagens abaixo é possível ver os controles disponíveis.

[·1·] [·2·] [·3·] [·4·]

Existe uma versão “Full”, paga, que traz um conjunto de controles adicionais:

No meu caso, uso esta aplicação com bastante frequência pois tenho o desktop ligado a todas as TVs da casa. Posso controlar todo o PC em frente a qualquer TV e fazer qualquer tipo de tarefa. Se acha vantajoso ter acesso aos controles disponíveis na versão paga faça-o pois o valor que custa é bastante aceitável e merecido face à qualidade da aplicação.

Avizinham-se algumas novas funcionalidades como personalização dos controlos remotos e layouts, possibilidade de desenvolver um controlo remoto próprio e melhorias do layout para tablets. Note-se que as imagens capturadas no Android para este artigo foram feitas a partir do Galaxy Tab no qual esta aplicação se adapta perfeitamente.

Unified Remote
Licença: Gratuito
Download: Unified Remote v2 [312 KB]Sistemas Operativos: Android 1.5+

Unified Remote Full Licença: Pago (~ € 2.76) Download: Unified Remote Full v2 [312 KB]Sistemas Operativos: Android 1.5+

Unified Remote Server
Licença: Gratuito
Sistemas Operativos: Microsoft Windows com .NET Framework 4 Download: Unified Remote Server v2 [868 KB]
Homepage: Unified Remote

Exit mobile version