Hoje vamos aprender a configurar a funcionalidade follow me
O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.
Depois de termos apresentado aqui as novidades do Elastix 2.3.0, o processo de instalação aqui, e de termos ensinado a criar extensões aqui, hoje vamos ver como configurar dois softphones para comunicarem entre eles, recorrendo ao elastix.
Tal como referido, o objectivo deste tutorial ÍV é apresentar e ensinar como funciona a funcionalidade follow me. Na prática, esta funcionalidade permite que o utilizador esteja sempre contactável, mesmo não estando perto da sua extensão.
Com o funcionalidade follow me, é possível associa outras extensões à nossa extensão ou então reencaminhar as chamadas para números fixos e móveis externos (ex. telemóveis).
Como configurar a funcionalidade follow me?
Há várias formas de configurar a funcionalidade follow me. Para este tutorial, vamos recorrer às opções do menu lateral esquerdo e escolher a opção Follow Me
Em seguida escolhemos uma extensão já criada, para “activar” a funcionalidade follow me nessa extensão
Dentro da interface de configuração da funcionalidade follow me existem algumas opções. Segue uma pequena explicação das funcionalidades mais importantes:
- Initial Ring Time – Nº de segundos definido para que apenas a primeira extensão toque antes de passar para as outras extensões/números da Follow-Me List definida mais abaixo. Se definirmos o valor “0” esta opção é desactivada.
- Ring Strategy – Neste parâmetro podemos definir qual a estratégia de toque, ou seja, todos todas as extensões definidas ao mesmo tempo, tocam por ordem (toca a primeira, depois passa para a segunda…). Segue a apresentação das duas estratégias de toque principais:
- Ringallv2 – Toque a primeira extensão de durante o Initial Ring Time definido e depois tocam as restantes extensões, até que alguém atenda
- Ringall – Tocam todos os números até que alguém atenda
- Ring Time – Tempo máximo, em segundo, que os telefones estão a tocar. caso ninguém atenda, será assumida a acção definida no campo Destination if no answer(mais abaixo)
- Follow-Me List – Lista de extensões e número externos. De referir que nos números de telemóvel e fixos é necessário colocar um ‘#’ no final
- Extension Quick Pick – Permite facilmente juntar extensões à nossa Follow-Me List
Depois de expirado o tempo definido no campo Ring Time (ou seja, ninguém atendeu a chamada), vamos indicar ao sistema que deverá terminar a chamada, escolhendo para isso a opção Terminate Call (existem outras opções disponíveis que iremos analisar em próximos tutoriais)
Muito importante
No final de realizar as configurações, deverá aplicar as mesmas carregando em Apply Configuration Changes Here
E está feito. Experimente agora criar uma nova extensão (ex. 1003) e ligar para o 1002 para ver se o 1001 também toca de acordo com a estratégia de toque definida. De referir que neste momento, ainda não é possível efectuar chamadas para o exterior pois não temos ainda definida nenhuma Outbound Route (em próximos tutoriais).