Pplware

Troque a PowerShell pela Linha de Comandos no Windows 10

O Windows 10 chegou e com ele vieram muitas mudanças para os utilizadores, a maioria delas de forma pacífica e sem grande impacto mas, outras, apesar de menos visíveis, obrigaram a alguma adaptação.

Uma delas é a mudança natural da Linha de Comandos pela PowerShell que a Microsoft implementou. Felizmente é possível alterar esta opção, de forma simples e rápida.


Muitos utilizadores estavam habituados a recorrer às opções que o Menu Iniciar dá sempre que usam a combinação de teclas Win+X, ou ao botão direito do rato, para aceder à Linha de Comandos.

A Microsoft alterou parte das opções desse menu substituiu a Linha de Comandos, com ou sem permissões de Administrador, pela PowerShell, por esta ser mais moderna e ter mais funcionalidades.

A verdade é que muitos não se adaptam a à PowerShell e preferem a Linha de Comandos, por ser mais simples e, principalmente, por estarem mais habituados a esta. É muito simples reverter esta troca e vamos agora explicar como o podem fazer.

Como trocar a PowerShell pelo DOS no Windows 10

Para trocar a PowerShell pelo DOS, devem começar por aceder às Definições do Windows e nessa janela escolham a opção Personalização (Personalization)

De seguida, e na zona de Personalização do Windows 10, devem escolher o separador Barra de tarefas (Taskbar). Nesse mesmo separador devem agora procurar a opção que permite substituir a Linha de Comandos pelo Windows Power Shell. Esta deverá estar ativa, bastando passar a opção a Desligado (Off).

De imediato vão poder ver a diferença. Agora, ao clicarem com o botão direito do rato no Menu Iniciar ou quando usarem o atalho de teclas Win+X, em vez de verem a opção PowerShell vão ver surgir a Linha de Comandos.

É claro que esta mudança leva também a que seja aberta uma janela da Linha de Comandos e não da PowerShell nesta situação.

Esta simples alteração das definições do Windows 10 traz de volta a Linha de Comandos e permite que a PowerShell fique guardada para outras situações que não as de dia-a-dia.

É mais uma prova de que a modularidade de opções do Windows 10 o torna mais simples e mais intuitivo de usar e até de configurar, dando ao utilizador um maior controlo.

Exit mobile version