Pplware

ToP 10 – Artigos sobre redes informáticas em 2011 no Pplware

O ano de 2011 foi marcado aqui no Pplware por muitos artigos sobre tecnologias, protocolos e conceitos que são usados no mundo das redes informáticas. O feedback e partilha de conhecido por parte dos utilizadores sempre foi muito positivo e nesse sentido apresentamos hoje um ToP 10 dos artigos sobre redes informáticas. Aproveito para lembrar que todos os artigos sobre redes podem ser consultados através da categoria Networking.

Redes – Sabe o que é uma VPN (Virtual Private Network)?

Antes de explicar o conceito de VPN vamos a um exemplo actual, presente e frequente nos dias de hoje. Vamos considerar uma empresa que revende vários tipos chocolates e que tem “na rua” vários vendedores que tentam vender esse produtos às lojas.  Esses vendedores trazem normalmente consigo um smartphone/tablet ou um PC para registar/validar de imediato as encomendas no sistema de stocks/encomendas interno da empresa. No entanto, como o vendedor está “na rua”, ligado a uma rede pública (Internet), como fazer para se ligar em segurança (a partir do exterior) ao servidor interno da empresa onde está o sistema de stocks/encomendas? As VPNs (Virtual Private Network) são uma das soluções! (ler mais aqui)

Homepage: Redes – Sabe o que é uma VPN (Virtual Private Network)?


Redes – Como funciona um Router?

Em traços gerais um router (ou encaminhador) é um equipamento activo de uma rede de dados quer permite a comunicação entre dispositivos de redes diferentes (e também de redes com diferentes tecnologias) e totalmente autónomas. Os router funcionam na camada 3 do modelo OSI (ver aqui) e têm a capacidade (com base nos protocolos de encaminhamento, rotas estáticas ou por conhecerem as redes directamente ligadas) de fazer chegar os pacotes de dados de uma rede de origem a uma determinada rede de destino. (ler mais aqui)

Homepage: Redes – Como funciona um Router?


Redes – Sabe para que serve um serviço LDAP?

Considere por exemplo uma rede de uma empresa. Já imaginou onde são guardadas as informações relativamente aos utilizadores (Nome, username, password, informações sobre a conta, etc) grupos de utilizadores, informações das máquinas entre outras informações?

Numa rede bem estruturada, existe normalmente um serviço LDAP que mantém toda essa informação e ainda permite a autenticação de utilizadores. (Ler mais aqui)

Homepage: Redes – Sabe para que serve um serviço LDAP?


Redes – Sabe para que serve o protocolo ARP?

Numa rede ethernet, como é que  os PC’s se descobrem uns aos outros?”. Quem trabalha com redes a resposta seria directa: o protocolo ARP (Address Resolution Protocol – RFC 826) permite que um PC obtenha o endereço físico de uma máquina, usando o endereço IP (da máquina de destino).

Homepage: Redes – Sabe para que serve o protocolo ARP?


Redes – Sabe o que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?

Na década de 1990, foram desenvolvidos alguns mecanismos que permitiam colocar sobre as redes de dados (ex. Internet) tráfego multimédia. Desta forma, era possível transportar  sinais analógicos  devidamente digitalizados.

O VoIP –  voz sobre Internet é uma tecnologia que permite ao utilizador estabelecer chamadas telefónicas através de uma rede de dados (ex. Internet).

Não sendo nova, esta tecnologia tem vindo a atingir um estado de maturidade e qualidade que permite a sua aplicação em ambientes de produção através da interligação com os sistemas telefónicos convencionais. De igual forma, a oferta de equipamentos e serviços de operadoras tem vindo a crescer exponencialmente.

Homepage: Redes – Sabe o que é a tecnologia VoIP (Voz sobre IP)?


Redes – Sabe o que é um bastidor de rede?

Um bastidor de rede é um armário que alberga por norma todo o material associado à rede local do edifício e ainda o equipamento destinado às comunicações com o exterior. Existem bastidores de chão e de parede. De uma forma geral, os bastidores são construídos em chapa de alumínio ou aço, com pintura ou tratamento anti-corrosivo e de montagem rack com 19” de largura (483 mm). Podem dispor ou não de uma porta frontal e painéis laterais. A dimensão em termos de altura varia das necessidades, sendo que a altura é normalmente especificada em unidades rack (unidade U, correspondendo cada unidade a 44,55 mm).

Homepage: Redes – Sabe o que é um bastidor de rede?


Redes – Como funciona um Switch?

Um  switch (ou comutador) é um equipamento activo que funciona normalmente na camada 2 do modelo OSI(Data Link) e tem como principal funcionalidade a interligação de equipamentos (estações de trabalho, servidores, etc) de uma rede uma vez que possui várias portas RJ45 (ou ISO 8877) fêmea.

Homepage: Redes – Como funciona um Switch?


Redes – Como fazer um cabo Straight-through (directo)?

Como a maioria das placas dos PC’s já suportam Auto MDI-X (Media Dependent Interface with Crossover – troca automática dos pares de comunicação), não existe a necessidade de produzir um crossover para comunicação entre equipamentos que operam na mesma camada do modelo OSI (ex. PC para PC).

No entanto, como estamos em tempo de crise e tudo conta, porque não serem vocês próprios a  construir o vosso próprio cabo e assim pouparem alguns trocos?

 Homepage: Redes – Como fazer um cabo Straight-through (directo)?


Redes – Classes de endereços IP, sabe quais são?

Um endereço IPv4 é formado por 32 bits que é o mesmo que dizermos que possui quatro octetos representados na forma decimal (ex: 192.168.0.1). Uma parte desse endereço (bits mais significativos) indicam-nos a rede e a outra parte (bits menos significativos) indicam-nos qual a máquina dentro da rede.

Com o objectivo de serem possíveis redes de diferentes dimensões, foram definidas cinco diferentes classes de endereços IP (Classes: A, B, C, D e E).

Homepage: Redes – Classes de endereços IP, sabe quais são?


O meu computador não acede a Internet…e agora?

Como todos sabemos, há situações…e situações neste mundo da informática. No entanto, os passos apresentados no artigo podem ajudar a detectar eventuais problemas no estabelecimento da ligação à Internet. Vamos então deixar aqui alguns passos fundamentais para realizar troubleshooting.

Homepage:O meu computador não acede a Internet…e agora?

Esperamos que tenham gostado da selecção de artigos. Nos próximos tempos iremos ter mais desafios na área das redes informáticas por isso estejam atentos.

Quais as vossas sugestões para próximos artigos sobre redes?

Artigos relacionados

Exit mobile version