Hoje em dia há ferramentas para quase tudo! Se há uns anos criar uma Pen USB de arranque envolvia um conjunto de passos complexos e as vezes “arriscados”, hoje em dia tudo é mais simples e rápido.
Passado o tempo dos CD’s, os dispositivos USB de armazenamento são agora os preferidos para funcionarem como dispositivos de arranque. Depois de apresentarmos aqui algumas ferramentas para criar sistemas de arranque, hoje vamos conhecer a sugestão dos nossos leitores, o Rufus.
O Rufus é uma ferramenta que permite criar de uma forma muito simples Pens USB/cartões de memória de arranque, com os mais diversos sistemas operativos.
A aplicação tem um interface muito simples, onde dispõe todas as funcionalidades necessárias, incluindo o suporte para sistemas com MBR e GPT, sendo uma das poucas ferramentas capazes de criar pen bootaveis em UEFI.
Mas esta ferramenta destaca-se também pela rapidez na criação de sistemas com boot. Aqui fica uma pequena tabela com dados relativamente à comparação entre o Rufus e outras aplicações.
Além das funcionalidade referidas, há a destacar também as actualizações e melhorias frequentemente da ferramenta assim como o suporte para a criação do instalador do VMWare ESXi em PEN.