Pplware

Router da Meo (Thomson) – O que já falámos por aqui?

Ao longo de vários artigos deixamos algumas dicas e ensinamos a configurar alguns dos serviços de rede com suporte no router da Meo (modelo Thomson TG784 ou THOMSON TG787). A disponibilização desses artigos permite que os utilizadores tirem o melhor partido das funcionalidades que o router Thomson oferece, mas também que tenham uma melhor consciencialização e procedam a alterações que aumentem o nível da segurança da rede. Hoje decidimos reunir todos esses artigos num único.

Proteja o seu router MEO dos vizinhos

Noutro dia aderi ao serviço da MEO lá para casa. Como curioso que sou, a primeira coisa que fiz foi aceder à Interface Web de configuração do router para verificar as configurações e possíveis falhas de segurança. O router Thomson parece-me bastante completo a nível de funcionalidades (fica aqui prometido um artigo sobre como configurar VoIP) e em termos estéticos também é engraçado. Quer aprender com ter acesso à interface gráfica do router e como mudar a chave WPA da rede wifi? (leia mais aqui).

Router Meo – Mudar o nome da rede Wireless

Recentemente recebi um e-mail de um utilizador a questionar-me como deveria proceder à mudança do nome da rede wireless (SSID) pois como tinha um café, gostaria de associar o nome do café ao nome da rede. Por outro lado ele referi-me que tinha ouvido dizer, que através do nome da rede era possível saber a chave WPA para acesso à rede sem fios. Nesse sentido, aproveitei e criei um pequeno tutorial (para juntarem aos muitos que já escrevemos sobre o router Thomson) que ensina a mudar o nome da vossa rede (que por omissão é ThomsonXXXX). (ler mais aqui)

Router MEO – Partilhe um Disco/Pen USB na rede

O objectivo deste artigo consiste em partir um dispositivo de armazenamento (ex. disco externo, Pen USB, etc), com ligação por USB, em toda a rede. Assim, será possível aceder via rede ao dispositivo USB, sendo uma óptima forma de partilhar conteúdos (ex. fotos, filmes, música, documentos)  entre utilizadores da mesma rede (ler mais aqui).

 

Router da MEO – Configure o mecanismo de Port Forwarding

Para explicar de forma muito simples o mecanismo de port forwarding pensem no seguinte: imaginem que na vossa máquina (ex. PC portátil) têm a correr um servidor Web (Apache, IIS, TomCat, etc) e pretendem que esse serviço esteja disponível a partir de qualquer lugar da Internet. Uma vez que associado ao nosso serviço MEO temos um um IP público disponível , então só temos  que redireccionar todos os pedidos que chegam ao vosso router para a porta 80, para a vossa máquina local. (ler mais aqui)

VoIP no router da MEO – Chamadas gratuitas na rede fixa

VoIP, VoIP, VoIP… certamente que todos nós já ouvimos falar nesta tecnologia/termo. Esta semana um colega questionava-me como poderia colocar a tecnologia VoIP a funcionar no router da Meo (Thompson). Depois de uma breve explicação, aproveitei a embalagem e decidi escrever um artigo para todos os nossos leitores, de modo a que possam usufruir desta tecnologia. Já que pagamos pelo serviço (e não é assim tão pouco), é hora de tirar partido de outras funcionalidades (gratuitas). Vamos então aprender como configurar facilmente a tecnologia VoIP no router Thomson da MEO (ler mais aqui).

Router Meo – Sabe como detectar intrusos na rede?

No sentido de identificarem se andam “prevaricadores” na vossa rede, conheça quais os mecanismos disponibilizados pelo próprio router para esse efeito (ler mais aqui)

Router da MEO – Mude a gama de endereços atribuídos

Na sequência de alguns e-mails enviados pelos nossos leitores, aprenda a mudar a pool de endereços atribuídos e o respectivo endereço do router MEO (ler mais aqui).

Como transformar o router Thomson num PrintServer?

Normalmente costumo trabalhar no portátil e sei que é “chato” andar sempre com ele na mão cada vez que preciso de imprimir algum documento e tenho que me deslocar ao local onde tenho a impressora para o puder fazer. Pois bem, mas isso acabou. A porta USB do router pode servir para partilhar na rede discos rígidos, pens, impressoras entre outros dispositivos. Aprenda a configurar uma impressora no router Thomson (ler mais aqui).

Estes são alguns dos artigos que ensinam a configurar parâmetros e serviços do router que faz parte do serviço Meo. Além destes artigos, existem outras dicas interessantes que podem ver nos artigos relacionados.

Artigos relacionados
Exit mobile version