Aqui há uns dias um leitor do Pplware questionou-me como poderia ter IPv6 na sua casa. Apesar de já termos falado muito sobre IPv6 aqui no site, a verdade é que nunca tínhamos apresentado uma solução para os leitores que pretendem ter IPv6 no seu computador mas que não dispõem desse tipo de conectividade (uma vez que o seu ISP ainda não lhes dá suporte para tal).
Hoje vamos ensinar como todos os utilizadores podem ter, de uma forma simples e rápida, conectividade IPv6 para acesso aos mais diversos serviços. Vamos criar um Tunnel Broker usando o serviço Gogo6.
O IPv6 é a nova versão do protocolo IP, e foi desenvolvido para suceder à actual versão (o IPv4). Como já referimos, o que motivou o desenvolvimento desta nova versão foi essencialmente a aproximação da exaustão do espaço de endereçamento e a necessidade de resolver algumas das limitações do IPv4, nomeadamente no que toca a segurança e mobilidade, e simplificar algumas das funcionalidades do protocolo IPv4.
O que é um Tunnel Broker?
O mecanismo de transição designado de “Tunnel Broker” está definido no RFC 3053 e permite configurar túneis entre o servidor Tunnel Broker e o cliente, de forma transparente.
Este tipo de serviço necessita, normalmente, de ser implementado numa máquina Dual-Stack (ou seja, que tenha configura IPv4 e IPv6) e deverá disponibilizar um servidor WEB (acessível em IPv4) e um router dual-stack (servidor de túneis) capaz de receber comandos de configuração para criar novos túneis.
Como ter IPv6 já na sua máquina?
Actualmente existem disponíveis na Internet vários serviços que permitem aos clientes ter conectividade IPv6. No entanto, por ser considerado um dos mais simples, transparente e rápido, o serviço Gogo6 é a nossa aposta para hoje. Para ter já IPv6 no seu computador deverá seguir os seguintes passos:
Passo 1 – Obter o Gogo6 aqui. Antes de fazer o download, o utilizador deverá proceder ao preenchimento de um pequeno registo ou então utilizar as credenciais do Facebook, twitter, Google ou Yahoo. Após o registo, serão apresentados os links para download do cliente, que está disponível para Windows e Linux.
Passo 2 – Após obre o gogoCLIENT, basta executá-lo e escolher um dos modos do Tunel.
Passo 3 – Uma vez escolhido o tipo de túnel, vamos ao separador Basic e escolhemos Connect.
Se a ligação foi efectuada com sucesso, podem aceder ao separador Status e ver o endereço IPv6 que vos foi atribuído.
Para testarmos se tudo funciona corretamente, experimentem fazer um ping entre a vossa máquina e os serviços da Google e Youtube para ver se obtêm resposta já em IPv6 como mostra a figura seguinte.
Para quem o ISP não disponibiliza ainda conectividade em IPv6, esta é sem duvida uma óptima e rápida solução. Dos serviços que já experimentei, este é sem duvida o mais simples e transparente para o utilizador, uma vez que disponibiliza um interface user-friendly. Experimente…nunca foi tão fácil ter IPv6.