Os artigos sobre redes informáticas têm por norma muita participação por parte dos nossos leitores. Pessoalmente, uma vez que trabalho na área das redes, é para mim sempre um prazer partilhar e aprender com vocês sobre este “mundo” fantástico. Para quem pretender ler todos os artigos que já escrevemos sobre redes, basta aceder aqui.
Hoje deixamos de lado a análise de equipamentos activos da rede (ex, switch, hub, router) e vamos tentar explicar o que é e para que serve um bastidor (também designado de distribuidor ou armário repetidores).
Um bastidor de rede é um armário que alberga por norma todo o material associado à rede local do edifício e ainda o equipamento destinado às comunicações com o exterior.
Existem bastidores de chão e de parede.
De uma forma geral, os bastidores são construídos em chapa de alumínio ou aço, com pintura ou tratamento anti-corrosivo e de montagem rack com 19” de largura (483 mm).
Podem dispor ou não de uma porta frontal e painéis laterais. A dimensão em termos de altura varia das necessidades, sendo que a altura é normalmente especificada em unidades rack (unidade U, correspondendo cada unidade a 44,55 mm).
Os bastidores permitem a instalação de painéis de distribuição de cablagem de cobre e fibra, guias de patching (passa cabos), painéis passivos com conectores ISO 8877 (vulgo RJ45) fêmea destinados à ligação de cabos UTP, kits de ventilação, régua de tomadas monofásicas, do tipo Schucko de montagem em rack e com disjuntor de protecção,UPS, etc.
Num próximo artigo abordaremos cada uma destes acessórios para bastidores. Mais informação, aconselhamos a darem uma vista de olhos no seguinte livro (ver aqui).