Pplware

Precisa de um “telefone” VoIP no seu computador?

O VoIP (Voice over Internet Protocol ou vulgarmente designado como Voz sobre IP) é uma das tecnologias de comunicação mais usadas que permite aos utilizadores estabelecerem chamadas telefónicas através de uma rede de dados como por exemplo a Internet (convertendo um sinal de voz analógico num conjunto de sinais digitais).

Actualmente existem vários softphones (software que oferece funcionalidades de um telefone VoIP) que nos permitem ter um autêntico  “telefone” VoIP dentro do nosso sistema. Aqui ficam 4 sugestões!

Ekiga

Ekiga (anteriormente conhecido com GnomeMeeting) é um softphone opensouce para telefonia IP (VoIP) com suporte para Windows e Linux. Suporta áudio e vídeo de alta definição, sendo que uma das maiores características é a integração com serviços de VoIP baseados no protocolo SIP.De referir que o Ekiga foi o primeiro cliente VoIP a suportar H.323 e SIP.


Homepage: Ekiga

Linphone

O LinPhone é um dos mais fantásticos softphones. Este “telefone digital” está disponível para a maioria das plataformas móveis mas também para PC/MAC. Além de permitir efectuar chamadas sobre protocolos seguros, este softphone destaca-se, no geral, por:


Homepage: Linphone

SFLphone

O SFLphone é o cliente da tecnologia VoIP (ou seja, uma alternativa a um telefone VoIP), que permite efectuar e receber chamadas. Este cliente tem a vantagem de suportar os protocolos SIP e IAX, entre outras funcionalidades.


Homepage: SFLphone

Zoiper

O Zoiper é um software que permite efectuar e receber chamadas via VoIP, através do nosso PBX (central telefónica digital) ou algum serviço SIP. Este softphone está disponível para iPhone, Android, WP8, Windows, OSX e Linux.


Homepage: Zoiper

A utilização de um PC para usufruirmos de um serviço VoIP é sem duvida uma solução “simpática”. Podemos aproveitar o micro e coluna do nosso PC (ou usar uns headphones) deixando, assim, de ser necessário possuir um telefone ou qualquer outro tipo de equipamento para o efeito.

Exit mobile version