Ter de reinstalar o Windows pode ser, para muitos, sinónimo de aborrecimento e perda de tempo. Muitos concordarão que a situação O ideal é ir mantendo um backup que esteja minimamente actualizado com as modificações pessoais mais recentes…tarefa quase hercúlea.
No cenário ideal, utilizaríamos o Windows de base sem proceder a modificações, mas infelizmente isso não acontece e a tendência é mesmo personalizar ao nosso modo, o que implica uma alteração drástica da disposição do Registo do Windows.
Ora o grande objectivo do Windows Post-Install Wizard é tornar possível a criação de um disco de recuperação de sistema de forma automática e que nos permita não só reinstalar o Windows como, todo o software usamos e precisamos habitualmente com os devidos ajustes e personalizações de cada utilizador. Vamos conhecer?
A começar pelo facto de se tratar de uma aplicação portátil, sem necessidade de instalação, a verdade é que vale a pena perder algum tempo a estudar as nossas próprias configurações de forma a que, de futuro, possamos ganhar tempo e esforço na hora de ter de reinstalar tudo.
Em OPTIONS podemos definir desde o aspecto dos menus a apresentar até aos scripts que queremos correr. Até os sons que pretendemos escutar quando acontece alguma acção podemos definir.
O facto de podermos criar um disco de recuperação que inclui não só o sistema operativo mas todo o conjunto de ferramentas que possuimos é um verdadeiro valor acrescentado. Uma vez terminada a instalação do nosso sistema operativo chega a fase seguinte com todo o nosso software e ajustes.
Na CONFIGURAÇÃO podemos definir as aplicações a incluir e respectivos scripts a correr, caso necessário:
Mas as vantagens não se ficam por aqui. Dentro do próprio sistema do Windows Post-Install Wizard podemos escolher aquilo que pretendemos. Assim, se pretendermos deixar de fora alguma aplicação ou personalização que não nos interesse mais podemos também fazê-lo sem problemas – Não existe qualquer obrigação de usar o mesmo tipo de configuração nos PCs onde pretendemos usar a ferramenta, podendo usar diferentes tipos de instalação conforme a nossa conveniência.
As próprias configurações da rede poderão ser guardadas para mais tarde utilizar, em NETWORK:
Esta pode ser, por exemplo, uma bela ferramenta de colecção para um técnico de informática ou para alguém que lide no dia a dia com PCs. A perda de tempo é um dos principais inimigos na hora de instalar o sistema operativo e este aplicativo pode resolver, em grande medida, esse problema.
Todo o processo é banhado de um largo conjunto de janelas que nos permitem escolher a instalação e configuração das ferramentas disponíveis. A partir de agora podemos criar o nosso CD de instalação do Windows personalizado e com toda a comodidade pretendida e de forma relativamente fácil!
A quem persistir dúvidas, existe um manual, em inglês, dividido em vários capítulos que nos podem ajudar em todas as fases do programa. Bem útil por sinal.
NOTA: o programa requer bons conhecimentos de informática, inglês (idioma nativo) e, acima de tudo, algum tempo de exploração de forma a ficarem bem definidas todas as configurações que pretendemos para o nosso CD de arranque.
Requisitos de utilização do programa segundo o programador:
- O WPI requer o Windows Scripting Host;
- O WPI oferece suporte a temas personalizados;
- O WPI foi testado e utilizado em todos os Windows sistemas operativos do 98 em diante, basta apenas certificar-se que o IE está actualizado.
- É recomendável ter: Internet Explorer 6 (que vem com o XP), conhecimento das opções de instalação do programa, tempo para poder configurar correctamente, um pouco de paciência e, caso o seu projecto seja muito ambicioso, considerar o VMWare ou Virtual PC (que agora é gratuito) para testes.