É já amanhã que a Microsoft disponibiliza para todos o Windows 10. Será feito de forma faseada e gradual, para não causar problemas de congestionamento nos servidores de actualizações da Microsoft.
A menos de 24 horas desta disponibilização, a Microsoft começou já a preparar as actualizações, enviando-o para as máquinas onde o pré-registo do Windows 10 foi feito.
Às zero horas de dia 29 de Julho, no fuso horário da Nova Zelândia, a Microsoft irá libertar o Windows 10 e o processo de instalação, conseguindo assim que o Windows 10 chegue a vários milhões de máquinas em todo o mundo.
No entanto, a algumas horas de distância, são vários os utilizadores que começaram já a receber, de forma discreta, a próxima actualização do Windows. Os seus sistemas estão já a preparar-se para o processo de instalação, que apenas decorrerá amanhã.
São vários os passos preparatórios que é necessário que o Windows realize, sendo o principal o descarregar da nova imagem, que será depois usada para a instalação.
Esta imagem será descarregada, de forma progressiva e de acordo com a disponibilidade da máquina do utilizador, para que amanhã, assim que a ordem de instalação seja dada pela Microsoft, o processo de instalação decorra de forma limpa e sem quaisquer constrangimentos.
A pasta WGX, do Windows, será o local para onde este download irá acontecer. Depois de todos os ficheiros serem recebidos os utilizadores vão ficar com um ficheiro .ESD, que é o que contem os ficheiros de instalação do Windows 10.
Claro que mesmo com este ficheiro e com tudo pronto para a instalação, esta apenas acontecerá quando a ordem da Microsoft for dada.
Para já, e como foi explicado pela Microsoft, apenas um número reduzido de utilizadores terá acesso a esta nova versão. Gradualmente e de forma faseada esta será libertada, cobrindo todos os utilizadores que têm acesso a esta versão de forma gratuita e que fizeram a pré-reserva.
Comecem por isso a preparar as vossas máquinas e a garantir que existe espaço suficiente no disco para receber esta actualização. Amanhã será o dia que a Microsoft liberta o Windows 10 e todos os que fizeram a pré-reserva vão ter acesso prioritário a este novo sistema operativo.