Os testes de benchmark são utilizados como referência por muitos utilizadores para avaliar e comparar o desempenho de computadores, smartphones ou tablets, ainda que os resultados possam ser sempre um pouco subjetivos. A verdade é que não há quem não tenha curiosidade em saber até onde vai o seu equipamento e onde se posiciona ao lado dos outros.
A Futuremark, depois de ter lançado o PCMark 10 Professional Edition no início do mês, disponibilizou-o agora para todos na versão gratuita, com novos testes aprimorados e mais rápido e fácil de utilizar.
O PCMark 10 Professional Edition chegou no início do mês e a Futuremark lançou agora a versão gratuita para utilizadores domésticos, o PCMark 10 Basic Edition, e a versão com mais testes e recursos dedicada aos mais entusiastas, a PCMark 10 Advanced Edition.
Esta é a assim a mais recente versão de um dos softwares mais utilizados como comparação na indústria dos computadores pessoais, agora otimizada para o Windows 10, com novos testes melhorados, capazes de simular de forma ainda mais realista as atividades diárias dos utilizadores.
Os testes realizados pelo PCMark 10
O PCMark utiliza simulações das tarefas mais comuns no dia a dia dos utilizadores de um PC, como navegação na Web, videochamadas, escrita de textos e utilização de folhas de cálculo, edição de fotos e vídeo e ainda jogos.
Com a execução destes testes, o utilizador irá receber uma pontuação de avaliação do desempenho do seu PC nestas tarefas, podendo depois compará-la posteriormente com o desempenho de outro hardware e até com diferentes versões do Windows.
As melhorias em relação ao PCMark 8
Muitos dos testes executados são os mesmos já conhecidos do PCMark 8, no entanto, no PCMark 10, há uma grande otimização do tempo utilizado na execução dos testes: esta nova versão demorará menos de metade do tempo que a anterior.
Cada teste de benchmark irá conseguir avaliar diferentes níveis de intensidade de trabalho (alta, média e baixa) e o utilizador ainda irá conseguir comparar os resultados lado a lado.
Foi lançada também uma suite de automatização de testes, a TestDriver, destinada à instalação, agendamento de testes e controlo remoto das suites de teste da Futuremark, capaz de o fazer simultaneamente em centenas de computadores sem a necessidade de estar fisicamente próximo deles.
O PCMark 10 Basic Edition está já disponível gratuitamente, enquanto que a versão Advanced Edition está disponível por 23,99 dólares até ao dia 5 de julho, onde depois o preço aumentará para 29,99 dólares. Estas versões podem ser encontradas tanto no site da Futuremark como no Steam.