A Microsoft já tinha prometido que o Office e muitas outras das suas aplicações iam passar a estar residentes na loja de aplicações do Windows. Esta é sem qualquer dúvida a forma mais simples de as tornarem acessíveis e de as publicitarem.
Com a chegada do Windows 10 S e do Surface Laptop essa necessidade tornou-se ainda maior e agora, finalmente, o Office está disponível na loja de aplicações do Windows, mas por agora ainda não é para todos.
Será através da loja de aplicações do Windows que a Microsoft quer garantir um maior nível de segurança e de apoio aos utilizadores. Evita que estes instalem aplicações de fontes que não conhecem e que não controlam.
O Office da loja de apps do Windows não é para todos
Os novos Surface foram já colocados à venda e por isso era impreterível que a loja se equipasse com as aplicações necessárias. Chegou por isso o Office e está disponível para ser instalado.
Esta é ainda uma versão de testes e que deverá nos próximos meses ser aprimorada, principalmente no que toca ao processo de instalação e atualização.
Há ainda algumas limitações no que toca a algumas funcionalidades, nomeadamente na ausência de suporte para COM add-ins e outros situações, que a Microsoft estará a resolver.
Na prática, o novo Office da loja de aplicações do Windows está apenas disponível para os utilizadores do Windows 10 S, que são os que já compraram o novo Surface Laptop.
Para premiar esses utilizadores a Microsoft está a oferecer 1 ano de Office 365. No final, os utilizadores das restantes versões do Windows vão poder comprar e instalar o Office, como seria esperado.