O Windows 10 (versão final) é provavelmente o sistema operativo mais esperado neste momento. A Microsoft tem levantado um pouco o véu de algumas novidades que vão estar presentes nesta versão e espera-se que, com o lançamento desta nova versão, os utilizadores esqueçam rapidamente o Windows 8.
No entanto há uma questão que fica no ar: Será que a nossa máquina actual conseguirá correr o Windows 10?
Como é sabido os utilizadores podem já experimentar algumas das novidades do Windows 10. Para tal basta que se inscrevam no Windows Insider e descarreguem gratuitamente (a Microsoft ainda agradece) o Windows 10 Technical Preview.
Mas quais os requisitos?
De acordo com a informação da própria Microsoft, se os utilizadores conseguirem correr bem o Windows 8.1 não terão problemas de recursos para correr o Windows 10. Mas e se, por exemplo, pretendermos migrar de Windows 7 para Windows 10, será que a máquina terá capacidade para suportar esta última versão?
Os requisitos oficiais para correr o Windows 10 já foram revelados e estão publicados aqui. Na prático o utilizador apenas terá de ter uma máquina com:
- CPU: 1 Ghz ou superior
- RAM: 1 GB de memória (32-bits) e GB (64-bits)
- Espaço em Disco: 16GB ou mais
- Placa Gráfica: Suporte para Microsoft DirectX 9com driver WDDM
- Conta Microsoft e acesso à Internet
Ao nível do CPU, tal como acontecia com o Windows 8.1, é importante referir também que o mesmo deverá suportar PAE, NX e SSE2, tal como é explicado aqui. Ou seja:
- PAE – O PAE (Physical Address Extension Patch) é uma funcionalidade dos processadores X86 que permite endereçar mais de 4 GB (até 64 GB) em sistemas de 32 bits;
- NX – (Bit de processador NX) – permite ao processador proteger o PC contra ataques de malware;
- SSE2 – Conjunto de instruções cada vez mais usado por aplicações e drivers de terceiros;
E vocês que máquina têm pronta para correr o Windows 10?