Quando apresentou o Windows 10, a Microsoft prometeu que essa seria a última versão do Windows e que daí em diante os desenvolvimentos seriam feitos de forma diferente.
Passado alguns anos, muito mudou e hoje temos novas versões, do Windows 10 é certo, mas capazes de ocupar mercados específicos. Os rumores apontam agora para a chegada de mais uma versão, desta vez dedicada aos PCs e tendo como base a ideia de tornar o Windows mais simples.
Há já algum tempo que se sabe que a Microsoft está a trabalhar de forma aplicada na criação de formas de limpar o Windows 10 e eliminar muito do código herdado de versões anteriores.
A ideia é torná-lo modular e capaz de se adaptar a qualquer plataforma em que seja necessário e, para isso, a Microsoft tratou de criar o Windows Core OS. É daqui que vai nascer o Polaris.
Esta será uma versão mais simples do Windows 10, totalmente baseada na tecnologia UWP da Microsoft, abandonando muitos dos elementos que agora conhecemos do Windows, como o gestor de ficheiros ou o Painel de Controlo.
Há também informação de que esta versão irá coexistir com a atual versão do Windows 10 para PC, não sendo, no entanto, possível fazer a transição entre estas versões, como atualmente acontece com o Windows 10S.
Para além de conseguir ser uma versão do Windows mais ligeira e mais simples de usar, o Polaris terá também um menor consumo de bateria, graças à ausência de todos estes elementos.
Esta versão será acompanhada pelo Andromeda OS, que será a versão do Windows dedicada ao seu futuro equipamento de ecrã dobrável. Com estas duas versões, o Windows irá conseguir adaptar-se e, finalmente, partir do zero, sem dependências, para se tornar um sistema melhor e baseado no UWP da Microsoft.