Apesar de muitos o declararem morto e sem futuro, o Windows 10 Mobile continua a ser desenvolvido pela Microsoft e todas as semanas surgem novidades no programa Insiders.
Esta semana a Microsoft lançou uma nova versão, mas está agora a alertar os utilizadores para que não a instalem, com o risco de terem de recuperar os seus smartphones.
Todos os que estão no programa Insiders do Windows 10 Mobile esperavam para esta semana a chegada de uma nova build, que trouxesse algumas novidades ao sistema operativo móvel da Microsoft.
Esta ideia acabou por cair por terra, depois de vários tweets de Dona Sarkar, a responsável pelas equipas de desenvolvimento do Windows 10 Mobile. São vários os problemas encontrados e que tornam este sistema instável e incapaz de ser usado.
A Microsoft tentou sem sucesso corrigir estas falhas, mas acabou por não o conseguir fazer a tempo de lançar a build. Os problemas agravaram-se porque a Microsoft acabou por tornar esta build pública, mesmo não estando funcional.
We wanted to release something to you all this week, but the newer builds have WAY too many bugs to pass our selfhost bar.
— Dona Sarkar (@donasarkar) June 1, 2017
#WindowsInsiders: pls do not install any builds being offered til you hear from us with a blog post. If you have installed, reset with WDRT.
— Dona Sarkar (@donasarkar) June 1, 2017
O pedido que a Microsoft agora está a fazer é para que todos os que virem chegar uma nova build ao Windows 10 Mobile resistam à tentação de a instalar, aguardando por novas indicações de Dona Sarkar ou da Microsoft.
A Microsoft alerta que caso instalem a build 16212, o resultado será a recuperação do smartphone recorrendo ao Windows Device Recovery Tool e a posterior instalação de todo o sistema e as suas aplicações.
Esta não é uma situação normal, mas que pode acontecer dada as caraterísticas do programa Insiders. A próxima versão deverá sair na próxima semana, corrigindo este problema e trazendo as esperadas novidades.