Pplware

MobileTrans, transferir conteúdos entre smartphones é fácil

Os avanços da tecnologia não tem precedentes e os smartphones são o exemplo disso mesmo. Modelos novos são apresentados diariamente e o que hoje é inovador amanhã está ultrapassado.

Por mais que se esteja afastado das tecnologias, o dia da mudança chega e, somente aí, nos apercebemos da informação que possuímos e que gostaríamos de preservar. É um quebra-cabeças encontrar uma solução simples, prática e eficaz que nos permita passar todos os conteúdos de um smartphone antigo para um novo. É aqui que entra o MobileTrans, que promete hipnotizar com o seu funcionamento e salvar o dia.

Fazendo uma pesquisa pela Internet, o mais normal é encontrarmos formas de como transferir apenas contactos deixando de fora todos os demais e imprescindíveis conteúdos. Estes processos poderão ainda complicar-se se pretendermos alterar de plataforma, como de iOS para Android. Uma dor de cabeça…mas calma, podem haver surpresas.

Afinal, o que faz o MobileTrans?

O Wondershare MobileTrans foi desenvolvido com esse mesmo propósito – permitir aos utilizadores migrar sem qualquer esforço para um smartphone ou tablet novo e transferir toda a informação. Ele pode ajudar a realizar transferências de telefone para telefone.

É extremamente fácil transferir:

Seguro, sem riscos e todo o conteúdo original transferido e preservado na sua totalidade, pelo menos durante os nossos testes. A verdade é que se tornou rapidamente num software bastante apelativo. Mas vamos esmiuçar um pouco esta breve apresentação.

O Wondershare MobileTrans é uma aplicação para computador, disponível em Windows e Mac. O processo de configuração do programa completa-se em minutos, e todo o processo de instalação resume-se a clicar algumas vezes no botão “Seguinte”, o que faz com que o seu interface seja muito simples e fácil de usar, mesmo quando isntalamos a versão de testes.

Menu Principal

O menu principal está muito bem organizado e apresenta as seguintes opções:

Devem os leitores ter em conta que, aquando da conexão do meu smartphone ao PC para interacção com a aplicação da Wondershare foi instalada no smartphone uma app denominada de “MobileGo”. Pessoalmente declino este tipo de apps mas pelos testes realizados à mesma não encontrei qualquer anomalia nem mesmo o Kaspersky para Android que tinha instalado foi capaz de detectar qualquer anomalia. Contudo, a funcionalidade de transferir/importar textos/conteúdos depende exclusivamente desta aplicação. Recomendo, no entanto, que depois de utilizar o programa removam em segurança esta mesma aplicação.

Navegabilidade

A navegabilidade dentro do programa é muito simples e intuitiva. É possível alternar os dispositivos de entrada e de saída sem qualquer problema, através do botão “FLIP” que se encontra no topo da janela da ferramenta. O utilizador pode e consegue escolher qual a categoria de dados que pretende transferir – contactos, mensagens de texto, anotações em agendas ou calendários, registo de chamadas, aplicações, fotos, música e vídeos.

Apenas é possível transferir a totalidade de ficheiros e não parcial, por exemplo, não é possível transferir apenas algumas fotos, terão de ser todas – neste caso pode ser visto como uma mais-valia ou não, tudo depende do utilizador.

Como funciona?

Em termos de procedimentos quando se fala em simplicidade é porque é simplesmente muito fácil, basta ligar os dois dispositivos ao computador, esperar que estes sejam identificados pelo Wondershare MobileTrans e já estamos prontos para iniciar o processo de migração de dados.

O MobileTrans transfere conteúdos de forma rápida e eficaz entre telemóveis com sistema Android, iOS, Nokia Symbian e WinPhone e é compatível na perfeição com Apple, Samsung, Lumia, Nokia, HTC, LG, Sony, HuaWei, Motorola, ZTE, XiaoMi, BlackBerry, etc. Poderão consultar todos os equipamentos através deste link.

Na transferência de contactos, para além de transferir o nome e número, o programa transfere também todas as informações adicionais que constam nesse contacto, como o email, morada, etc, desde que estejam incluídos.

Depois dos dois dispositivos estarem ligados e depois de seleccionada a transferência directa entre os mesmos, a aplicação fará uma leitura dos dados no smartphone antigo e apresentará a lista dos dados que são compatíveis com o telemóvel novo. Por exemplo, se a transferência é para ser executada de um iPhone para um Android, o campo das aplicações aparecerá a cinzento, uma vez que estas transferências ainda não são possíveis. Abaixo o quadro das compatibilidades:

 

No entanto, para além desta competência de transferência, o Wondershare MobileTrans permite criar cópias de segurança dos dados armazenados nos smartphones o que se torna uma óbvia mais valia para quem gosta de ter sempre um backup à mão.

Nas configurações, no icon da 3 barras no topo superior direito basta clicar para obter um conjuntos de opções. Entre elas o idioma “Language” que nos permite alterar a configuração do programa para português

Cópias de Segurança

O processo de efectuar cópias de segurança em si é muito simples, liga-se apenas o dispositivo ao computador, escolhe-se quais as categorias que se querem guardar e depois é só clicar no botão de “START TRANSFER” e a partir daí o software toma conta do processo.

Se assim pretender, é possível recuperar dados a partir de uma cópia de segurança guardada para depois serem transferidos. E é ainda possível recuperar dados guardados nas contas iCloud, iTunes entre outros serviços. O dados podem ser recuperados de forma completa ou apenas parcial.

Limpeza do smartphone de segurança

Se depois de transferir os dados do smartphone ou tablet antigo para o novo, se houver necessidade de apagar em segurança todos os dados no modelo antigo, o Wondershare MobileTrans apresenta um algoritmo avançado de eliminação de dados que permite apagar todos esses dados assim como efectuar uma pesquisa profunda de modo a apagar todos os rastos que podem expor a identidade do utilizador.

O processo pode demorar até cerca de uma hora a completar esta tarefa, mas a eficácia do mesmo justifica o tempo. Uma vez apagados os conteúdos estes já não poderão ser recuperado.

Vídeo de apresentação

A Wondershare deixou à disposição um esclarecedor vídeo que nos mostra em poucos minutos todo o potencial do programa:

Conclusão

Transferir aplicações, contactos, ficheiros media e mensagens entre smartphones é agora muito mais fácil com o Wondershare MobileTrans. É um dos poucos softwares que consegue mover os registos de chamadas e mensagens de texto de um dispositivo para outro com êxito total. A aplicação, simples na base, é muito fácil de configurar, com um uso muito intuitivo. Mesmo em transferências de dados entre Android e iPhone ( e vice versa) não se registaram incidentes. A sua utilidade dificilmente pode aqui ser contestada, na minha opinião, claro.

Por outro lado, a função de Backup ainda necessita de ser aprofundada. Se na cópia de contactos, mensagens e ficheiros media não houve problemas, estes apareceram quando se trata de aplicações e dos dados guardados nas mesmas, o que é um pouco decepcionante. Contudo o potencial está lá e será mais dia menos dia que conseguiremos ver uma versão mais avançada com esses problemas resolvidos.

Exit mobile version