Pplware

Microsoft prepara mudança nas apps do Windows 10 Mobile

O futuro do Windows 10 Mobile está a ser repensado pela Microsoft. A empresa não quer deixar de estar presente neste mercado, mas já percebeu que tem de mudar a sua estratégia e mudar o seu sistema operativo.

Essa mudança, pelo que se sabe agora, terá implicações grandes nas apps que são usadas, obrigado os programadores a atualizarem-nas ou estas deixam de ser suportadas.


A informação que tem circulado é clara no que toca ao Windows 10 Mobile. A Microsoft prepara-se para o fazer mudar, de forma completa, tornando-o mais ajustado ao que os fabricantes e os utilizadores esperam.

Não se sabe bem quando essa mudança acontecerá, mas sabe-se que terá implicações nas apps disponíveis, forçando-as a migrar para a nova estrutura Universal Windows Platform (UWP).

Para obrigar a essa mudança, a Microsoft irá mais longe e deixará de suportar as apps clássicas, criadas para o Windows Phone, assentes em Silverlight. Algumas builds internas da Microsoft já deixaram de ter esse suporte, apresentando agora uma mensagem de erro sempre que se tenta usar uma dessas apps.

O mais provável é que os atuais equipamentos que correm o Windows 10 Mobile não percam o suporte para as apps Silverlight, ficando esta nova versão disponível para novos equipamentos que venham a ser lançados num futuro próximo.

O fim do suporte para o Silverlight no Windows Mobile pode ter um efeito positivo, uma vez que obriga à atualização das aplicações, sendo estas verdadeiramente universais. Por outro lado, esta mudança pode afastar ainda mais os programadores, algo que tem sido recorrente e negativo neste sistema.

Há ainda a possibilidade da Microsoft querer criar uma versão similar ao Windows 10 S, mas desta vez não limitando apenas à loja de aplicações, mas indo mais longe e obrigando apenas apps UWP.

Exit mobile version