O futuro do Windows 10 Mobile está a ser repensado pela Microsoft. A empresa não quer deixar de estar presente neste mercado, mas já percebeu que tem de mudar a sua estratégia e mudar o seu sistema operativo.
Essa mudança, pelo que se sabe agora, terá implicações grandes nas apps que são usadas, obrigado os programadores a atualizarem-nas ou estas deixam de ser suportadas.
A informação que tem circulado é clara no que toca ao Windows 10 Mobile. A Microsoft prepara-se para o fazer mudar, de forma completa, tornando-o mais ajustado ao que os fabricantes e os utilizadores esperam.
Não se sabe bem quando essa mudança acontecerá, mas sabe-se que terá implicações nas apps disponíveis, forçando-as a migrar para a nova estrutura Universal Windows Platform (UWP).
Para obrigar a essa mudança, a Microsoft irá mais longe e deixará de suportar as apps clássicas, criadas para o Windows Phone, assentes em Silverlight. Algumas builds internas da Microsoft já deixaram de ter esse suporte, apresentando agora uma mensagem de erro sempre que se tenta usar uma dessas apps.
Sorry pic.twitter.com/GOYRZ1ZqtR
— Gustave M. (@gus33000) June 2, 2017
O mais provável é que os atuais equipamentos que correm o Windows 10 Mobile não percam o suporte para as apps Silverlight, ficando esta nova versão disponível para novos equipamentos que venham a ser lançados num futuro próximo.
O fim do suporte para o Silverlight no Windows Mobile pode ter um efeito positivo, uma vez que obriga à atualização das aplicações, sendo estas verdadeiramente universais. Por outro lado, esta mudança pode afastar ainda mais os programadores, algo que tem sido recorrente e negativo neste sistema.
Há ainda a possibilidade da Microsoft querer criar uma versão similar ao Windows 10 S, mas desta vez não limitando apenas à loja de aplicações, mas indo mais longe e obrigando apenas apps UWP.