A apenas 4 semanas da chegada do Windows 10 ainda não existia uma percepção clara por parte dos utilizadores como será o lançamento e quem o receberá primeiro.
Agora, a Microsoft esclareceu tudo numa publicação no blog e mostrou a ordem certa de lançamento e quem vão ser os primeiros a receber a versão final do Windows 10.
Os detalhes da Microsoft para o lançamento do Windows 10 foram dados a conhecer por Terry Myerson, o Vice Presidente do grupo Windows e Dispositivos da Microsoft. Num artigo publicado Myerson descreveu de forma detalhada como vai ser feito o lançamento e quais vão ser os primeiros utilizadores a nova versão do Windows.
Agora que a versão final está prestes a ser terminada, é hora de surgir a versão RTM do Windows 10, que será enviada aos fabricantes para que estes comecem os seus testes finais e também a produção das primeiras máquinas que vão ser comercializadas com o Windows 10.
A RTM será enviada a todos os parceiros e fabricantes da Microsoft muito em breve, sem que no entanto exista uma data definitiva. Tudo depende do seu fecho.
Depois dos fabricantes será a vez de todos os que estão no Windows Insider. Ao todo são 5 milhões de utilizadores que no dia 29 de Julho vão ver chegar às suas máquinas a versão final do Windows 10.
O seu papel de testers do Windows vai-se manter e esta será a sua última acção antes da versão final ser lançada para o mercado.
Após esta vaga de actualizações do Windows 10 para o programa Insider será então a vez dos utilizadores que fizeram a pré-reserva do Windows.
Estes utilizadores vão receber o Windows 10 em vagas, sendo lentamente alargada a mais utilizadores. É importante notar que a mensagem de disponibilização do Windows 10 será apenas apresentada após a verificação de compatibilidade por parte da Microsoft e que a imagem do Windows 10 esteja descarregada para a máquina.
Caso existam problemas de compatibilidade a Microsoft fornecerá aos utilizadores informação útil para que possam contactar os fabricantes de hardware ou de software, para que lhes seja dada uma solução para o seu problema.
Mas, mesmo nos casos de possíveis problemas de compatibilidade com o upgrade, o utilizador poderá na mesma avançar com o processo, sendo depois dada a possibilidade de encontrar soluções para os problemas na Windows Store.
Para finalizar e no dia 1 de Agosto, serão colocadas no mercado as restantes versões do Windows. O Windows 10 Enterprise e o Windows 10 Education vão ser disponibilizados, para compra, neste dia.
Está assim detalhado qual o plano de lançamento do Windows 10 e quem vai receber primeiro. Como prémio para todos os que o testaram serão estes os primeiros a ter acesso à versão final.