Pplware

Microsoft confirma Cortana no iOS e Android

Cortana será, provavelmente, a assistente pessoal mais desenvolvida da actualidade e sempre se falou que a Microsoft queria “invadir” os sistemas operativos rivais para tomar a dianteira neste tipo de serviços.

Até agora nunca houve, contudo, uma declaração oficial sobre esta vontade… sim, até agora, pois agora é oficial. A Microsoft quer a Cortana no iOS e no Android.

Com o Windows 10 a Microsoft quer alargar a sua presença nos sistemas da concorrência e para isso tem tratado de criar aplicações que depois vão conseguir fazer a ponte entre as diferentes plataformas, conquistar mais mercados.

A Cortana era uma dúvida que muitos tinham, pois poderia a Microsoft “atacar” o que o Siri tem tentado construir no iOS e o Google Now no Android. Agora é oficial, a Cortana quer mesmo ombrear com esses dois serviços e já muito em breve. Esta aplicação, que terá de ser instalada de forma manual, conseguirá dar ao utilizador uma experiência de utilização semelhante ao que temos hoje no Windows Phone.

Ainda não existem datas concretas para esta disponibilização, mas espera-se que ainda este ano, provavelmente com o lançamento do Windows 10, a Cortana comece a surgir nas stores dos sistemas da Apple e da Google.

O Windows 10 pretende ser a unificação de muitos conceitos. Pretende ser a ponte entre hardware antigo, moderno, pretende chegar com serviços a outros sistemas operativos e, sobretudo, pretende criar ecossistemas. Mas não só!

Para essa ponte, essa união e para ligar os dispositivos que suportam todos esses conceitos a Microsoft está a preparar a chegada de uma nova aplicação, a ‘Phone Companion’, aqui sim haverá muito a conversar sobre um novo movimento “tentacular”.

É através da Phone Companion que o utilizador poderá fazer a ligação directa entre os dispositivos móveis e o Windows 10, tratando de instalar as aplicações necessárias e também sincronizar todos os seus documentos e imagens.

Para já estas duas novidades foram ainda só apresentadas por Joe Belfiore, mas estão nos planos imediatos para serem lançadas.

Esta interligação faz parte do que a Microsoft espera que seja o ecossistema do Windows 10, que se confundirá com a concorrência e que dará ao utilizador uma experiência de utilização única e global.

Para ter acesso a estas novidades, nomeadamente à Phone Companion, os utilizadores precisam de estar registados no programa Insider e ter o Windows 10 instalado numa das suas máquinas.

A Microsoft tratará de trazer as novidades para o Windows 10, colocando-as acessíveis para todos os que as querem testar.

Exit mobile version