Pplware

Meo – Um segundo router para gerir a ligação à Internet

O aparecimento de serviços de TV + Telefone + Internet, como é o caso Meo, vieram criar autênticas redes de dados na casas dos portugueses e hoje em dia servem de infraestrutura para os mais diversos serviços.  No Pplware foram já muitos os artigos que escrevemos sobre o serviço Meo, em especial sobre o router Thomson onde ensinamos a protegerem-se dos vizinhos, a partilhar um Disco/Pen USB na rede, a configurar Port Forwarding, entre muitos outros assuntos (ver aqui).

Depois do nosso artigo como ligar um router ao router Thomson da Meo, transformando o segundo router num switch (ver aqui), hoje vamos ensinar como configurar um segundo router para estabelecer acesso á Internet.

O feedback, sobre este tema foi fantástico no ultimo artigo foi fantástico. Além dos esclarecimentos, tivemos muitos utilizadores a sugerirem cenários e soluções (já devidamente testadas) para que toda a rede continuasse a funcionar correctamente e sem quebras. De referir que em algumas situações os procedimentos aqui indicados podem não funcionar nos vossos cenários pois podem ter router Thomson ou firmwares antigos ou o segundo router pode não funcionar correctamente.

Bem, mãos a obra. Vamos aproveitar o texto dos passos no nosso leitor Marco Silva que deixou no primeiro post.

Passo 1 – Para começar, ainda sem ligar o segundo router, vamos aceder ao router Thomson da Meo e desligar o acesso à Internet. Relembramos que para aceder a interface de configuração basta abrirem um browser, colocar o endereço 192.168.1.254 e inserir as respectivas credenciais de Internet.

Nota muito importante: Antes de desactivarem o acesso a Internet, verifiquem se possuem o username e password da vossa conta de acesso à Internet.

 

Passo 2 – Vamos agora ligar um cabo da porta LAN do router Meo (router1) à porta Wan do nosso segundo router (router2)

Nota: tudo o que é Box e telefones devem continuar ligados ao router Thomson da Meo

Passo 3 – Considerando que o router 2 possui um gama de endereços diferente do router 1 (atribuído pelo DHCP), vamos desligar a interface wireless do PC e ligar um cabo de rede do nosso PC a uma porta LAN do router 2. Depois basta confirmar qual o endereço IP da interface de gestão e aceder ao mesmo.

Nota: No meu caso, procedi a uma uma alteração de gama de IP’s, ficando o router2 a funcionar com a gama 192.168.100.x. Esta alteração é realizada normalmente no serviço de DHCP do próprio router. Já dentro do segundo router, e como pretendemos configurar uma uma ligação de banda larga, então devemos configurar uma ligação ligação do tipo PPPoE  (Point-to-Point Protocol over Ethernet). Para quem não sabe, o protocolo de rede PPPoE permite a comunicação entre dois pontos de rede. No nosso cenário a ligação é estabelecida entre o nosso router e o equipamento que estará do lado do ISP (Internet service provider). Em alguns casos, até se aconselha a fazer um reset ao router Thomson.

No caso do router2 (Usei o WD N900..no vosso há-de ser algo idêntico), vamos a Advanced Settings e no menu lateral esquerdo escolhemos a opção Internet Setup. No campo Internet Connection Type escolhemos PPoE e em seguida indicamos:

e mantemos a opção de ser o ISP a atribuir o endereço de DNS para resolução de nomes.

Nota: O username e password são normalmente disponibilizados pelo operador.

 

Passo 4 – Se os dados estiverem correctos e se a ligação entre o router 1 e o router 2 estiver operacional, podemos confirmar que a ligação à Internet está a ser feita já a partir do router 2.

E está feito. O router 2, como se trata de um router wireless, irá disponibilizar o acesso também via wireless, facilitando assim que computadores, smartphones, tablets, etc se liguem de forma simples e rápida.

Ficamos a espera das vossas sugestões e outras dicas e em caso problemas deixem os vossos comentários.

Exit mobile version