Para quem pensava que os sistemas da Apple eram os mais seguros… desengane-se! De acordo com um estudo realizado pela empresa GFI, o Mac OS X e o iOS lideram a lista dos sistemas operativos mais vulneráveis em 2014.
O Windows também está na lista e não há qualquer referência directa para o Android.
Segundo dados da National Vulnerability Database (NVD), em 2014 foram registadas 19 vulnerabilidades por dia, num total de 7.038/ano. Este é um valor elevado, tendo em conta que nos anos anteriores o número de vulnerabilidades era bem menor.
24% das vulnerabilidades registadas em 2014 foram classificadas no nível de risco mais elevado e apenas 8% foram classificadas como sendo vulnerabilidades de baixo risco.
TOP sistemas operativos mais vulneráveis em 2014
No segmento dos sistemas operativos, o Mac OS X e o iOS lideram o ranking dos mais vulneráveis. A terceira posição é ocupada pelo Kernel Linux e só depois aparecem várias versões do sistema operativo Windows.
2014 foi um ano difícil para os utilizadores do GNU/Linux do ponto de vista de segurança, devido especialmente ao Heartbleed e Shellshock.
TOP aplicações mais vulneráveis em 2014
Relativamente às aplicações mais vulneráveis e sem surpresas, os browsers ocupam as primeiras posições do ranking. O Internet Explorer da Microsoft lidera o ranking isolado, seguido do Google Chrome. A terceira posição é ocupada pelo Firefox da Mozilla. A Apple volta a aparecer na lista com a Apple TV.
Com o lançamento do Windows 10, em especial do novo browser Spartan, a Microsoft pode acabar de vez com uma das aplicações mais vulneráveis. Por outro lado, este último ano foi catastrófico para a gigante da maça que aparece assim, várias vezes, na “lista negra” das vulnerabilidades.
Via GFI