Os serviços web estão em voga, a verdade é que hoje em dia podemos, com uma simples ligação à web, ter grande parte das ferramentas que necessitamos ali depositadas. A grande vantagem é serem gratuitas e estarem disponíveis para qualquer sistema operativo. Não necessitam de instalação e temos acesso a um vasto leque de funções, muitas vezes o serviço é tão bom ou melhor do que a aplicação que temos instalada no nosso PC.
JayCut é um desses casos. Permite importar ficheiros multimédia (vídeos, música e imagens) para serem inseridos e editados online, para produzir um filme pronto a publicar.
É muito fácil usar esta ferramenta. Podemos criar com simplicidade apresentações das suas fotografias com um fundo musical e efeitos de transição. Podemos editar um vídeo, inserir títulos e efeitos, cortes, podemos aparar e publicar online. Podemos captar o som através do microfone, podemos inserir áudio a partir da nossa máquina e imagem a partir da webcam.
Tudo é importado para a sua conta online, sendo aí posteriormente colocado ao dispor dentro da “aplicação”. As muitas funções dão ao “realizador” uma grande liberdade de produção, onde a flexibilidade das ferramentas ajudam a moldar o trabalho à nossa necessidade.
Embora a “paciência seja uma virtude” e a aplicação lembra-nos disso, não é um serviço lento, de modo algum! Mesmo a abrir as ferramentas de edição, tudo online claro, temos fluidez e isso dá prazer para criar excelentes trabalhos.
Depois de importar o vídeos ou videos, o áudio e as imagens, juntamos tudo na barra de edição onde temos dois canais de vídeo, óptimo para interpolar imagens, criar efeitos como se estivéssemos numa aplicação profissional. Podemos manipular o áudio de cada faixa de vídeo e misturar as nossas próprias músicas.
Depois podemos ir pré-visualizando o desenrolar do trabalho. Acrescentar colonizações, mexer na velocidade do vídeo e muitos outros efeitos disponíveis.
Agora que temos o nosso trabalho pronto, para onde o podemos exportar?
Podemos exportar para um dispositivo móvel, se o tivermos ligado à nossa máquina, podemos descarregar para o nosso PC, ou podemos publicar directamente para a web.
No caso de o querermos enviar para o nosso smartphone, podemos enviar no formato MPEG4 – H.264, MPEG4 – XvID ou no formato AVI – XvID. Formatos e codificações suportadas por todos os dispositivos móveis, capazes de reproduzir ficheiros multimédia.
Mas se queremos descarregar para o nosso computador, JayCut permite exportar no formato MPEG4 – H.264, AVI – XvID e no formato Flash Vídeo H.264. Formatos comuns e suportados por todos os player que existem nativamente na sua máquina em qualquer sistema operativo.
Mas se a ideia é publicar directamente online, este serviço oferece suporte para enviar para a sua conta do YouTube, para a sua conta que acabou de criar no JayCut, e permite incorporar no nosso site exibindo o embed code, oferecendo um player muito interessante para usarmos nos nossos espaços na web. Muito bom este serviço.
É muito fácil de criar e partilhar estes nossos filmes das férias, por exemplo. Não necessita de grandes conhecimentos dentro deste tipo de ferramentas, tudo aqui é intuitivo e com instruções simples.
Para começar a utilizar esta ferramenta deverá fazer o registo (aqui) necessário. Tudo gratuito e disponível com muita qualidade. Obviamente não teremos imagens exportadas em HD, mas para trabalhos de apresentação, as resoluções disponibilizadas não deixam a desejar.
Se quiser experimentar o serviço sem ter de fazer o registo, use o Try a Demo e veja todo o potencial.