Pplware

JailBreak chegou aos tablets com Windows RT

Ao contrário do mercados do PCs, que está em total queda segundo informações da IDC, o mercado dos tablets tem crescido substancialmente nos últimos anos, tendo sido vendidos 17 milhões de equipamentos em 2010, 65 milhões em 2011 e 122 milhões em 2012.

O iPad da Apple continua a ser líder isolado neste segmento (cerca de 57% do mercado) mas, nos últimos tempos tem havido um crescimento significativo dos tablets vendidos com Android, especialmente depois da entrada no mercado do Nexus 7 e claro dos equipamentos da Samsung. A Microsoft continua empenhada em alcançar uma posição de referência no segmento dos tablets, e são muitos os fabricantes que têm apostado em equipamentos com Windows.

Recentemente, no site XDA, foi disponibilizada a ferramenta RT Jailbreak Tool para “desbloqueio das restrições” dos tablets com Windows RT permitindo a instalação de aplicações ARM não assinadas pela Microsoft.

Com  da disponibilização da ferramenta RT Jailbreak Tool os utilizadores com tablets com Windows RT passam a ter a possibilidade de instalar aplicações ARM, não assinadas/certificadas, pela Microsoft e que estão fora da Windows Store. A ferramenta faz uso de uma vulnerabilidade no kernel do Windows RT.

A Microsoft reagiu referindo que iria analisar tal ferramenta, e que iriam ser tomadas as devidas providências. No entanto, ainda em Dezembro de 2012, a Microsoft fez saber que a ferramenta é totalmente segura e que apreciou o trabalho realizado pelo investigador netham45.

We are aware of a social engineering technique that could use a tool to bypass an app restriction in Windows RT devices. This issue is not a security vulnerability, and we have not seen attempts to take advantage of this social engineering technique. In order for this social engineering technique to be successful, a user would need to be lured to click on a malicious link, and also click through an additional security alert. As always, we encourage all customers to avoid opening suspicious links and emails. We continue to appreciate the work of researchers, and we will take appropriate action to help protect customers.

Como os tablets com Windows RT usam normalmente Secure Boot, é necessário correr sempre a ferramenta de jailbreak para que possa novamente conseguir executar/instalar aplicações não assinadas, compiladas para ARM.

De referir que, actualmente, já são várias as aplicações  recompiladas para ARM das quais se destacam o Putty, o Notepad++, 7-Zip, TightVNC, cliente RDP entre outros. Confirma aqui a lista de aplicações já portadas para Windows RT.

Até ao momento ainda não existe qualquer solução por parte da Microsoft para resolver tal vulnerabilidade. Na página do XDA Developers podem ser consultados mais detalhes sobre a ferramenta e processo de instalação.

Depois do Installous ter sido desligado

..será o Jailbreak para Windows RT ser um factor que poderá levar os utilizadores a adquirirem tablets com o sistema operativo da Microsoft?

Exit mobile version