Pplware

Já é possível converter apps de iOS e Android para Windows 10

Depois de vários rumores que davam como certa a capacidade de correr aplicações Android no Windows 10, a Microsoft acabou por revelar tudo no primeiro dia da sua conferência Build.

Não são apenas as aplicações Android que se vão poder usar no Windows 10 mas também as criadas para o SO móvel da Apple. E se esperavam que demorasse para ser disponibilizada essa possibilidade, a Microsoft antecipou-se e tem já disponível as primeiras versões dessas ferramentas.

É claro, e até natural, que a transposição destas aplicações não se faça de forma directa, bastando apenas “traduzir” código entre plataformas. O ideal seria essa compatibilidade existir de raiz, mas por se tratarem de linguagens de programação distintas, é necessário um processo intermédio.

Vai ser necessário um processo de conversão, entre cada um dos sistemas, para garantir que as linguagens de programação sejam adaptadas e até as funções e serviços usados sejam transpostos.

É por isso que a Microsoft criou já os mecanismos dedicados a essa conversão, bastando aos utilizadores fazer a importação para os novas ferramentas, que depois se encarregam de as migrar para o Visual Studio.

Essas ferramentas de conversão estão já abertas ao público, numa Developer Preview, para que os programadores as comecem a testar e a preparar-se para criar as aplicações para o novo Windows 10 dedicado aos dispositivos móveis.

Project Islandwood

O Project Islandwood é a ferramenta que a Microsoft criou, dedicada à transposição de código e aplicações do iOS para o Windows 10.

Com esta ferramenta os programadores vão poder importar os seus projectos criados em Xcode para o Visual Studio e a partir dai compilá-los e publicá-los na loja de aplicações do Windows.

Uma vez no Visual Studio vai ser simples e rápida a compilação e a debug de todas as aplicações criadas em Objective-C.

As alterações necessárias para conseguir transportar uma aplicação criada no mundo iOS para o universo Windows.

Project Astoria

O Project Astoria é a versão criada para importar e compilar as aplicações criadas para Android para a loja de aplicações do Windows.

Também aqui as alterações necessárias para ter uma aplicação Android a funcionar no Windows, podendo ser usadas as bibliotecas do Windows para adicionar serviços a essas aplicações.

Depois de convertida a aplicação esta poderá ser avaliada e testada em qualquer IDE e preparada para ser submetida na loja de aplicações do Windows.

Para já o acesso a qualquer um destes projectos está limitado e em Developer Preview, mas os interessados apenas necessitam de se inscrever para que o acesso seja garantido. Essa inscrição é feita na página de cada um destes projectos.

As versões finais destas ferramentas chegarão depois do Windows 10 ser lançado, o que se espera que seja já no início do Verão de 2015.

A Microsoft parece ter conseguido criar algo que muitos procuravam há bastantes anos. A experiência da BlackBerry conseguiu trazer o Android para o seu sistema, mas acabou por ficar por ai.

A Microsoft ao conseguir integrar também o iOS deu o passo seguinte e acabou de abrir um novo caminho na área do desenvolvimento.

Exit mobile version