Um dos métodos que normalmente usamos para saber se uma máquina está “viva” na rede, é recorrer ao comando ping. Para quem não conhece, o comando ping é dos mais usados no mundo da redes, uma vez que permite testar a conectividade entre equipamentos, usando para isso o protocolo ICMP.
Hoje vamos conhecer o GPing, uma aplicação gráfica que permite executar o comando ping.
O comando ping recorre ao protocolo ICMP, permitindo testar a conectividade entre equipamentos (end-to-end). Em termo de analogia, o ping pode ser comparado ao ping-pong (se enviarmos a bola para um lado (echo), do outro, se estiver lá alguém,vamos receber uma resposta (reply).
O GPING (Graphical Ping) é uma ferramenta extremamente útil para administradores de redes que permite executar efectuar pings para várias máquinas e apresentar as respostas através de gráficos. A aplicação disponibiliza várias opções, onde é possível por exemplo definir um timeout para respostas ping, tempo de actualização do gráfico, etc.
Além das funcionalidades já referidas, é possível através do GPING importar e exportar uma lista de hosts, gerar um ficheiro de log e fazer comparações entre gráficos produzidos (ping para vários hosts).
Pessoalmente gostei bastante da simplicidade da ferramenta e opções que disponibiliza. Experimentem e dêem-nos o vosso feedback.