Com o Windows 10 Mobile lançado, é agora hora da Microsoft convencer os principais serviços e os principais programadores a trazerem as suas aplicações para este ecossistema ou que actualizem para o modelo de Universal App as que já lá estão.
O que se tem visto, ao contrário do esperado, é que as apps estão a abandonar a versão móvel do Windows. Uma nova desistência surgiu, com a GoPro a terminar os desenvolvimentos na sua aplicação para o Windows Phone e para o Windows 10 Mobile.
As últimas semanas têm sido complicadas para a oferta de aplicações na loja do Windows. Depois da confusão criada em torno do Spotify, que num primeiro momento ia abandonar o Windows 10 Mobile mas que depois acabou por ficar e do fim do Here Maps, é agora hora de outro gigante sair.
Com o abandono da GoPro ao Windows Phone/Windows 10 Mobile, todos os que têm estas câmaras ficam impossibilitados de as controlar remotamente, de aceder aos filmes e fotos gravadas na memória ou simplesmente de as actualizarem para versões mais recentes de firmware se usarem este sistema operativo.
O anúncio oficial desta decisão surgiu no fórum de suporte da GoPro e foi feito no início do ano, apesar de apenas agora ter sido descoberto. A aplicação será mantida na loja do Windows, mas sem actualizações ou correcções.
That being said, we definitely do offer legacy support for Windows phones. This means we will do all we can to help out in getting your phone and camera connected, but we will no longer adding updates and new features to the Windows platform. You will also notice on our main webpage for the GoPro App, the Windows store is not longer an option to download the GoPro App
Na prática isto significa que a compatibilidade com as câmaras actuais será mantida, mas não existem certezas para o futuro, quando saírem novos modelos da GoPro ou novas funcionalidades forem adicionadas.
Este abandono parece ser apenas mais um dos muitos prováveis que se seguirão. A Microsoft tem de refazer a sua fórmula e conseguir manter o seu sistema operativo apelativo, garantindo assim que mantém os actuais programadores e quem sabe não consegue cativar novos.