A maioria dos sistemas operativos vem equipada com as ferramentas necessárias para todas as situações. Os utilizadores insistem em adicionar apps para obter a mesma informação, o que não é necessário.
Um dos exemplos é a informação da rede Wi-Fi, que no Windows 10 pode parecer reduzida. Na verdade, ela é bem completa e pode ser visualizada nativamente. Veja como o pode fazer.
A informação relativa às redes Wi-Fi e à velocidade a que estamos ligados é importante para, por exemplo, detetar problemas de rede ou ligações com problemas.
É por isso importante que tenhamos acesso rápido a esta informação, para detetarmos estes problemas. O Windows 10 tem esta informação disponível e acessível a todos.
A forma de saber a velocidade da rede Wi-Fi no Windows 10
O primeiro passo é garantir que estão ligados à rede Wi-Fi que querem monitorizar e depois devem abrir o Gestor de Tarefas, usado a sequência de teclas [Ctrl]+[Alt]+[Del] ou [Ctrl]+[Shift]+[Esc].
Uma vez aberto o Gestor de Tarefas, devem procurar o separador Desempenho e ai dentro devem escolher o gráfico associado ao Wi-Fi. De imediato vão ver um gráfico de velocidade e também várias informações úteis.
Vejam a velocidade a que estai a enviar e a receber dados, o nome da rede a que estão ligados, o endereço IP (v4 e v6) e o tipo de ligação. Esta informação tem um ligeiro atraso, face ao que está a ser transmitido e recebido, mas é suficiente para dar apoio aos utilizadores.
Esta é mais uma prova de que o Windows 10 tem todas as ferramentas e as informações necessárias para ajudar os utilizadores a despistarem problemas, sem terem de recorrer a apps de terceiros, como tantas vezes acontece.