Pplware

FLASH – Tweener – Efeitos fantásticos

Por Fábio Rocha para o Pplware Bem, hoje vou falar sobre Flash, amado por muitos, odiado por tantos outros. A verdade é que é uma tecnologia muito interessante que permite a criação de projectos maravilhosos!

Pois bem, durante muito tempo as animações que a Flash possibilita, eram criadas através de uma linha de tempo (timeline), isto não permitia dinamismo e animações com a sua própria alma. Eram também muito “bruscas”, não tinham suavidade!

Eis que chegam as classes de animação! A minha classe de eleição é a “Tweener”, permite animações totalmente personalizáveis, suaves e profissionais! Vamos criar uma função de criação partículas! Algo muito apelativo em certas situações e que hoje em dia está bastante em voga!

Antes de iniciar, devo dizer que convêm terem algum conhecimento de Flash e ActionScript 2 de forma a entenderem os procedimentos.

Vamos preparar as ferramentas, mantenham a “casa arrumada”, isso irá facilitar todo o processo!

Ferramentas

Passo 1

Criar pasta única para o projecto, vou-lhe dar o nome de “particulas”. Dentro dessa pasta vamos criar uma pasta com o nome de “classes”. Vamos agora extrair a pasta “caurina” (dentro do tweener_1_33_74_as2.zip) para a pasta “classes”. Por fim devem ter algo assim:

Passo 2

Abrir o Flash, criar um novo ficheiro e gravar na pasta “particulas”.

Vamos configurar o directório das classes. Vamos a File – Publish Settings. Agora clicamos na aba Flash, clicamos em Settings e adicionamos o directório “classes”. Deverá ficar assim:

Passo 3

Já preparamos todas as ferramentas, e agora? Agora vamos criar o design! Vamos fazer uma coisa rápida para não nos levar muito tempo!

Vamos definir o tamanho do Stage em 590px x 300px e definimos os FPS para 25 (de forma a maximizar a suavidade do projecto). Criamos um fundo com um gradiente suave de preto e uma cinza escuro. Agora chamamos este layer de Background e bloqueamos, não vamos precisar mais dele!

Vamos criar a nossa partícula base, criamos um MovieClip, clicamos em advanced, seleccionamos Export for Actionscript e definimos o Identifier como “mc_particle”. Dentro do mesmo, desenhamos um pequeno circulo com as dimensões de 5px x 5px. (este MovieClip apenas deve estar na library e não no Stage).

Passo 4

Criamos agora um layer com o nome de “Actions”, este layer vai servir exclusivamente para escrever código! Estamos prontos a começar a programar!

Vamos seleccionar o layerActions” e abrir o painel Actions (F9).

E agora têm aqui o código: http://pastebin.com/m609438b8

Está devidamente comentado de forma a que entendam!

Com 67 linhas de código, e muitas delas até desnecessárias criamos uma função totalmente aleatória e animada! Não é espectacular?

Querem ver projecto a funcionar? Carreguem aqui

Exit mobile version