Pplware

Falha no Windows 10 Mobile deixa expostas fotos dos utilizadores

Não são conhecidos problemas no novo sistema operativo móvel da Microsoft. O Windows 10 Mobile estava, aparentemente, imune a falhas, algo que não é normal nos dias de hoje.

Mas este registo perfeito parece ter os dias contados. Uma falha agora descoberta coloca em perigo os utilizadores e, em particular, as suas fotografias.

Por norma, os relatos de falhas deste tipo têm surgido no iPhone e, em muito menor escala, no Android. A novidade é mesmo ter sido descoberta no Windows 10 Mobile. A falha está no ecrã de bloqueio e permite que qualquer um tenha acesso a todas as fotografias tiradas, podendo estas ser consultadas ou apagadas. Para ser explorada requer acesso físico ao smartphone, algo que não é complicado.

Como contornar a segurança do Windows 10 Mobile

Basta que seja chamada a app de fotografias, no ecrã bloqueado, e que seja tirada uma fotografia. Após isso, esta deve ser acedida e eliminada. Ao regressar à app de fotografias, a miniatura apresentada é ainda da imagem que foi apagada. Depois basta aceder-lhe e o ecrã deverá ficar totalmente negro.

Ao regressarem novamente à app de fotografia, a miniatura será já de uma das imagens guardadas, podendo, a partir desse momento, o atacante aceder-lhe. O vídeo abaixo mostra esse processo e como pode ser explorado.

A solução está muito perto de ser lançada

Curiosamente, a Microsoft parece ter conhecimento desta falha e até já a terá corrigido. Nas builds mais recentes do programa Insider do Windows 10 Mobile, o problema já não existe, tanto na versão Fast Ring como na mais lenta.

Sobram, assim, as versões de produção, onde o problema ainda pode ser explorado. Até que seja lançado o Creators Update, a próxima grande versão do Windows 10 (Mobile), esta será uma falha que ainda persistirá e poderá expor as fotografias dos utilizadores.

Não é normal encontrar uma falha destas num produto da Microsoft mas, como se vê, elas também existem. Positivo é mesmo a Microsoft ter já a solução em testes e quase pronta a ser lançada.

Exit mobile version