Pplware

Tutorial Elastix III – A sua central telefónica digital

Hoje vamos aprender a colocar dois softphones a comunicarem

O momento é de crise e as palavras de ordem são “redução de custos”! Nesse sentido, as tecnologias actualmente disponíveis podem ajudar a poupar uns trocos e a tecnologia VoIP (Voz sobre IP também designada de Voz sobre Internet) é sem dúvida uma boa aposta.

Depois de termos apresentado aqui as novidades do Elastix 2.3.0, o processo de instalação aqui, e de termos ensinado a criar extensões aqui, hoje vamos ver como configurar dois softphones para comunicarem entre eles, recorrendo ao elastix.

Depois de criadas as extensões no elastix (ver aqui) é hora de configurarmos essas mesmas extensões num dispositivo. Podemos configura-las num telefone VoIP ou então recorrer a um software ao qual se dá o nome de softphone.

Para este tutorial vamos instalar na mesma máquina dois softphone distintos :

De referir que podemos também instalar um softphone num smartphone.

Cenário

Vamos também considerar que:

Configuração do xLite com extensão 1001

Depois de instalado o xLite , devem ir a Softphone e em seguida Account Settings

De seguida criamos um novo perfil e inserimos os seguintes dados:

 

Configuração do 3cX com extensão 1002

Depois de instalado o 3CX, carregamos com o botão do lado direito do rato sobre o cliente e escolhemos Accounts

De seguida criamos um novo perfil e inserimos os seguintes dados. De referir, que no caso do local IP of PBX, devem indicar com o IP do vosso elastix. No campo Extension, ID e Password, devem indicar os dados que usaram aquando da criação da extensão.

 

Demo

Após a configuração das duas extensões, chegou a hora de testarmos o nosso sistema. Para tal basta inserir num softphone a extensão de outro e efectuar uma ligação como mostra a figura seguinte.

Como podem ver pela imagem e log do elastix, tudo está a funcionar correctamente. Caso tenham alguma duvida ou sugestão, deixem sff nos comentários. Num próximo tutorial podemos mostrar como configurar um telefone VoiP, o que vos parece?

Exit mobile version