Pplware

É estranho, mas o Windows RT já corre num Lumia 520

O surgimento, na semana que passou, de uma ferramenta dedicada a desbloquear o boot loader do Windows Phone veio abrir as portas para um mundo de novas possibilidades, entre elas a de serem criadas e aplicadas novas ROMs do próprio Windows Phone.

Mas estas possibilidades foram agora alargadas, depois de um utilizador ter conseguido colocar o Windows RT a correr num Lumia 520. Se esperávamos novidades, não eram deste calibre!

A chegada do Windows Phone Internals promete muito para todos os que se dedicam a explorar o Windows Phone e o Windows 10 Mobile.

Tem as ferramentas necessárias para desbloquear as protecções mais básicas da versão móvel do Windows e isso é o necessário para que se possa começar a criar soluções que vão mudar o SO da Microsoft.

A primeira veio na forma de uma prova de conceito que ninguém esperava. Talvez fosse uma ROM com um kernel modificado ou uma alteração na interface do próprio Windows Phone.

Mas a verdade é que conseguiram colocar o Windows RT a correr num Lumia, que neste caso foi o Lumia 520. Ainda não está perfeito, mas é um princípio para que muito mais aconteça.

Quem conseguiu este feito, o utilizador Wack0Distractor do fórum XDA, mostrou que precisou de fazer algumas alterações no kernel do Windows RT para que um conjunto de verificações do arranque fossem removidas.

O próximo passo é conseguir aceder aos drivers do Windows RT e transpô-los para o hardware do Lumia, garantindo assim que todo o hardware funciona. Neste momento ainda nem o toque do ecrã funciona, o que limita a utilização deste híbrido.

Esta é apenas uma das muitas possibilidades que os dispositivos que correm o Windows Phone ou o Window 10 Mobile vão ter graças à chegada do Windows Phone Internals. Muito mais chegará nos próximos tempos, temos apenas de esperar e ver o que está reservado.

Exit mobile version