Quantas vezes somos confrontados com problemas estranhos que afectam a nossa ligação e nesse momento pretendemos saber logo qual o motivo? Um dos problemas mais comuns está associado ao serviço de DNS, sendo que para mim, o DNS é considerado o “coração” de uma rede. Em traços gerais, o serviço DNS é responsável por traduzir nomes em IP’s e vice-versa, isto é, quando escrevemos www.pplware.com, há uma consulta ao DNS para saber qual o IP correspondente.
Um serviço de DNS é uma estrutura complexa e nesse sentido hoje vamos apresentar sucintamente os tipos de registos mais comuns que um servidor DNS pode manter.
Tipos de registos de um DNS
- A – Address: Associação de um nome a um endereço (mapeamento directo)
- AAAA – Address IPv6; Associação de um nome a um endereço IPv6
- NS – NameServer; Indica o nome de um servidor de DNS do domínio ou subdomínio;
- CNAME – Canonical NAME; um alias (nome alternativo) para um host;
- MX – Mail eXchanger; Definição de servidores de correio electrónico do domínio ou subdomínio ;
- PTR – PoinTeR; Associação de um endereço a um nome (reverse DNS – mapeamento inverso)
- SOA – Start Of Authority; Identificação de cabeçalhos de zonas
- SRV – SeRVice; permite definir serviços disponíveis num domínio
- TXT – .Definição de informação textual sobre o domínio/li>
De forma a “questionar” o servidor de DNS sobre os vários registos para um determinado domínio, dispomos do DNS Data View.
O DNS Data View é uma alternativa gráfica ao NSLookup que vem com o Windows. Esta ferramenta permite obter facilmente alguns registos DNS (apresentados anteriormente), para um ou vários domínios.
Depois de introduzirmos o(s) domínio(s), basta indicar que registos pretendemos obter e em seguida carregamos em OK.
De seguida é apresentada uma tabela com informação relativamente ao registos DNS definidos anterior para o(s) registo(s) em causa.
Actualização da versão 1.25
- Suporte para reverse DNS (PTR)
- Possibilidade de inserir o IP associado ao domínio, em vez do nome do domínio
O DNS Data View é portable e é sem duvida mais uma excelente ferramenta da NirSoft para obter informações sobre os registos DNS de um determinado domínio. Por omissão, a aplicação usa o DNS configurado que está configurado na máquina no entanto é possível indicar um outro servidor de DNS. Esta aplicação permite exportar a informação obtida para diversos formatos como por exemplo txt, XML, HTML ou CVS.
Artigos relacionados