Pplware

Dica Windows 10: Afinal onde gasta tanta Internet?

Para quem tem planos de Internet limitados ou até cartões com plafond de dados reduzido, que usa por exemplo num hotspot, é muito importante que controle sempre quanto gasta no geral e saber até quais são as apps mais gulosas a este nível.

Com o lançamento do Windows 10 a Microsoft incluiu uma funcionalidade que permite saber qual o consumo de dados por app e também o consumo geral.

O Windows 10 trouxe trouxe até ao utilizador várias funcionalidades muito úteis. Uma dessas funcionalidades consiste num contador de tráfego que permite saber quanto quanto foi consumido de dados nos últimos 30 dias (via Wi-fi e Ethernet).

Para aceder a essa informação basta ir a Definições > Rede e Internet e no menu do lado esquerdo escolher Utilização de dados.

Para saber quando cada app gastou basta carregar em Detalhe de Utilização para ter acesso à seguinte informação.

Mas como fazer reset ao contador?

Curiosamente a Microsoft esqueceu-se de colocar um botão que nos permita fazer reset do contador…mas há uma forma de o fazer. Para tal devem realizar os seguintes passo:

Passo 1) Desactivar a interface de rede

Passo 2) Ir a C:\Windows\System32\sru e apagar todos os ficheiros desse diretório.

Passo 3) Voltar a activar a interface e verificar se os contadores voltaram a zero.

Com este pequeno truque os utilizadores passam a poder ter um controlo mais efectivo, podendo por exemplo saber facilmente quanto gastam por dia ou até num determinado período. Perdem no entanto a informação mensal (poderão no entanto registar numa folha de cálculo os consumos diários).

Exit mobile version