…usando o PowerShell
Sempre que formatamos a nossa máquina é normal guardarmos um backup dos dados contidos na mesma. Uma das informações que normalmente nos esquecemos de guardar é a lista de programas instalados no sistema. Para obter essa lista de aplicações instaladas necessitamos normalmente de um software de terceiros… e então decidimos avançar para a formatação e depois vamos instalando, no novo sistema, as aplicações à medida que vamos necessitando das mesma.
Mas será que com o Windows não conseguimos ter logo uma listagem imediata? Sim, vamos conhecer como.
Acedendo à lista de aplicações instaladas, o utilizador Windows não dispõe de nenhuma funcionalidade para criar uma lista das mesmas…é verdade! No entanto, recorrendo ao PowerShell tudo isso é possível de uma forma simples, rápida e cómoda.
Como obter lista de software instalado?
Para obter rapidamente uma lista de software instalado, basta abrir o Windows PowerShell e escrever o seguinte comando
Get-WmiObject -Class Win32_Product | Select-Object -Property Name
Caso o utilizador pretenda redirecionar o output para um ficheiro basta que use o sinal >, seguido do nome do ficheiro
Get-WmiObject -Class Win32_Product | Select-Object -Property Name > E:\PplwareApps.txt
Uma outra opção do PowerShell é a possibilidade de compararmos a lista de software instalada em diferentes sistemas. Para isso considerando que a lista1.txt é a lista de software do primeiro PC e a lista2.txt é do segundo PC, podemos fazer o seguinte;
Compare-Object -ReferenceObject (Get-Content E:\lista1.txt) -DifferenceObject (Get-Content E:\lista2.txt)
O Windows PowerShell apresenta-se à comunidade como uma extensão de nós próprios ao invés de uma extensão de um Sistema Operativo ou máquina, ao permitir automatizar diversas tarefas até aqui rotineiras e maçadoras que nos faziam perder, como programadores, o focos na nossa principal tarefa, produzir Software. Estas foram algumas dicas daquilo que podemos fazer com o poderosos PowerShell.
Conhecem outras dicas interessantes?