Conheça o tskill e o tasklist e aprenda também a matar processos via PowerShell
Os sistemas operativos foram concebidos para simplificar a interação do utilizador com o hardware. Além disso, permitem também que se instalem aplicações que, quando executadas (a correr) no sistema, passam a dominar-se de processos.
Quem é utilizador do Linux sabe certamente que o comando kill é o “el matador” de processos de serviço. Para windows, é usual recorrermos ao atalho CTRL + SHIFT + ESC e depois selecionar o processo a matar…ou então recorrer ao xkill. E como matar processos via linha de comandos no Windows?
Certamente que já teve problemas deste tipo: janelas no Windows que bloquearam e de imediato apareceu uma mensagem sugestiva a dizer “Não responde“!!!!..Depois o Task Manager (gestor de processos) também não funciona…então é hora de recorrer à poderosa linha de comandos.
No Windows, o comando usado para matar processos é o tskill que pode ser usado da seguinte forma:
tskill <nome_aplicação>
Para quem pretender matar o processo usando o ID do processo (PID), pode usar o comando tasklist para saber as aplicações que estão a correr no sistema.
tasklist
Como matar processos via PowerShell?
Quem pretender matar processos via, o poderoso, Powershell, pode usar o seguinte comandos (considerando que pretendemos matar o processo do notepad)
Get-Process | Where Name –Like “notepad” | Stop-Process
Estas são as dicas que tínhamos para hoje para quem pretender matar processos através da, sempre potente, linha de comandos. Se conhecerem outros comandos que considerem úteis, partilhem connosco.