O Windows 10 é, sem dúvida, o sistema operativo mais otimizado que a Microsoft lançou até ao momento. A interface de configurações e o painel de controlo, conferem um vasto leque de definições que podem ser geridas de acordo com o que o utilizador pretende, como por exemplo, contas de utilizador, notificações, atualizações, programas instalados, etc.
Como nem sempre queremos que os utilizadores acedam a esta zona de configurações, o Windows tem uma forma simples de a bloquear. Vamos ver como o podem fazer.
Qualquer pessoa com acesso ao computador tem ao seu dispor o acesso pleno ao painel controlo do Windows, podendo modificar as suas configurações. O Windows 10 permite que o utilizador, através de uma simples alteração, restrinja o acesso a ambos. Existem dois métodos, vamos perceber como proceder em cada um.
Método 1: Editor de Políticas de Grupo Local
- Pressione a tecla Windows em simultâneo com a tecla R.
- Digite gpedit.msc e clique em OK.
- Aceda a Configuração do utilizador > Modelos administrativos > Painel de Controlo
- Faça clique com o botão direito do rato em Proibir acesso ao Painel de Controlo e Definições do PC.
- Selecione a opção Ativado e aplique a alteração e clique em OK.
Se estiver a utilizar a versão Windows 10 Home, não terá acesso ao Editor de Políticas de Grupo Local, apenas poderá realizar esta restrição com base no próximo método.
Método 2: Editor de registo
Nota: Antes de realizar qualquer alteração, é recomendável efetuar uma cópia de segurança do computador. Além disso, não faça alterações nos arquivos de registo que não conhece.
- Pressione a tecla Windows em simultâneo com a tecla R.
- Digite regedit e clique em OK.
- Procure por HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\Policies\Explorer
- Com o botão direito do rato, em Novo, escolha a opção Valor DWORD (32-bit).
- Atribua o nome NoControlPanel e pressione Enter.
- Com duplo clique sobre a nova DWORD, altere Dados do valor para 1 e termine com OK.
Feito isto, sempre que o painel de controlo for tentado aceder, será lançada uma mensagem a alertar o utilizador de que o acesso não é possível devido a restrições vigentes no computador, bem como a sugerir contacto com o administrador. No caso da interface de configurações, assim que executada, esta encerra de imediato.
Importante será dizer que estas alterações são reversíveis, tenha em conta que o valor alterado no passo 6 do método 2 deve ser 0.