Pplware

Depois do update é possível fazer instalação limpa do Windows 10

A chegada da actualização para o Windows 10 está para muito breve. No final do próximo mês de Julho a Microsoft disponibilizará esta nova versão e todos vão poder actualizar as suas máquinas.

Este processo ainda não está claro para muitos e a Microsoft tem procurado esclarecer todas as dúvidas. A mais recente resposta dá conta de que será possível fazer uma instalação limpa do Windows 10 nas máquinas onde for feito o upgrade.

Mesmo com toda a informação disponibilizada pela Microsoft nos últimos dias, existem ainda algumas dúvidas que estão por esclarecer. A mais ouvida é como será feita a reinstalação de um sistema. É necessário que os utilizadores instalem primeiro o sistema operativo antigo? E como se procederá com a licença?

Gabriel Aul esclareceu algumas destas dúvidas em duas respostas que deu no Twitter a questões apresentadas pelos seus seguidores.

A primeira resposta esclareceu de forma definitiva o processo de reinstalação do Windows 10. Vai ser possível fazer a instalação de raiz, recorrendo a um ISO do novo Windows.

No caso da segunda resposta ficou também claro que os utilizadores não necessitam de ter consigo as licenças originais das versões anteriores do Windows. O processo de instalação tratará de tudo e o utilizador pode dispensar as licenças.

Existe no entanto uma pequena nota para os casos das máquinas que têm as licenças na BIOS. Nesta situação é necessário primeiro instalar a versão 64bits do Windows 8.1 e depois avançar para a actualização do Windows 10.

Aparentemente a Microsoft vai ligar o hardware da máquina onde o Windows 10 irá correr com a sua licença, controlando assim que uma instalação do Windows 10 está associada a um PC em particular.

Se assim for faz nascer uma nova questão. Como se comportará o Windows 10 com mudanças de hardware? Deixará de funcionar ou obrigará o utilizador a comprar uma licença nova?

Por esclarecer está ainda o tempo que a Microsoft dará de suporte e actualizações ao Windows 10. A empresa tem insistido no termo “supported lifetime” para descrever o período que dará ao Windows 10 mas nunca esclareceu de forma total o que este termo significa.

Exit mobile version