O gestor de tarefas do Windows é onde podemos aceder e controlar todos os processos que estão a ser executados no nosso computador. Conseguimos também aí verificar a utilização dos recursos que temos disponíveis e em uso e também vários outros parâmetros do sistema.
O Windows 8 trouxe um gestor de tarefas novo e com uma imagem completamente diferente, onde os utilizadores conseguem aceder de forma mais simples à informação. O DBCTaskman traz para as versões anteriores do Windows esse mesmo novo gestor de tarefas do Windows 8.
Toda a informação que têm actualmente no gestor de tarefas do Windows vão poder ter também no DBCTaskman. O que muda é a forma como essa informação é apresentada e vista.
Tal como no Windows 8 podem ter acesso a duas vistas sobre a informação. A primeira, que é a mais simples e resumida, mostra apenas as aplicações que estão a correr no vosso Windows. Nada mais é disponibilizado pois esta é suposto ser uma vista minimalista.
A segunda vista engloba vários separadores e aí sim, podem obter informação com um elevado grau de detalhe. São 5 separadores onde cada um trata de uma zona do sistema e tem informação própria.
Começamos com os processos e todos os consumos de recursos associados. Se clicarem com o botão direito do rato em qualquer um desses processos vão aceder a um menu com várias opções para os gerirem.
De seguida temos o separador de performance, onde podemos ver na forma de gráficos os consumos de CPU, memória, disco e rede. Existe a possibilidade de acederem directamente monitor de recursos do sistema.
Os processos associados aos utilizadores estão no separador seguinte e aí podemos ver, para cada utilizador, quais os processos que estão a ser executados e os recursos consumidos. Também aqui existe um menu de contexto para gestão dos processos.
Os detalhes, o que significa a totalidade dos processos a correm no Windows, podem ser vistos no separador seguinte e aqui adiciona-se a informação sobre o PID, o estado o utilizador que o lançou e uma descrição do mesmo.
Por fim temos o separador associado aos serviços que estão a correr na máquina. Para além de os poderem verificar também os podem controlar directamente do menu de contexto.
Se já viram ou testaram o gestor de tarefas do Windows 8 e ficaram com vontade de o ter no vosso Windows, então o DBCTaskman é a aplicação que procuravam.
Tem presente toda a informação que podem aceder já pelo gestor de tarefas normal do Windows, mas com a possibilidade de terem uma vista mais limpa e a informação mais arrumada e acessível.
Testem o DBCTaskman e decidam. É uma aplicação portátil e por isso pode ser usada em qualquer lado sem qualquer obrigatoriedade de instalação.