O Creators Update é a mais recente atualização do Windows 10 e trouxe muitas novidades para este sistema operativo. Sendo uma atualização gratuita, a maioria dos utilizadores irá de certeza aproveitá-la.
Neste momento o Creators Update está em 18% das máquinas com Windows 10, mas este número irá crescer em breve.
Ao contrário de outras atualizações anteriores, a Microsoft teve um cuidado especial com o Creators Update, não o lançando para todos os utilizadores, dando prioridade a máquinas mais recentes. A razão desta decisão foi prever e tratar problemas, garantindo assim uma instalação sem qualquer problema e sem confusões.
No seu relatório mensal, dedicado aos sistemas operativos, a AdDuplex dedicou-se ao Windows 10 e ao Creators Update, mostrando que a instalação desta atualização está a crescer de forma sustentada.
O Creators Update no Desktop
Um dos locais mais importantes para o Windows 10 e para o Creators Update é o Desktop. Aqui esta nova versão representa já 18%, com um crescimento para quase o dobro desde o mês passado, onde estava nos 10%.
Quando comparada com a Atualização de Aniversário, o que se vê são apenas similaridades na velocidade de instalação. Com este tempo de lançamento, também a atualização anterior estava nestes valores.
Dado o conservadorismo que a Microsoft aplicou na sua distribuição, os números do Creators Update acabam por ser muito bons.
O Creators Update nos dispositivos móveis
Nos dispositivos móveis, onde o Creators Update chegou mais tarde, o cenário é completamente diferente. Esta é já a versão mais usada do Windows 10 Mobile, com quase 56%.
As causas aqui podem ser várias. Em primeiro lugar o número de dispositivos suportados é muito menor. Por outro lado, a curiosidade nesta plataforma é também maior.
A distribuição por país
Por fim, é feita a avaliação da adoção do Creators Update por país, onde se encontram algumas surpresas. A primeira está no facto de ser a Alemanha a dominar a instalação e utilização desta atualização, com 27%.
De seguida temos o Brasil, que também tem o maior número de versões Insiders, o Canadá, a Itália e a Rússia.
A situação mais caricata vem dos Estados Unidos, que da lista dos 10 maiores países é o que tem menos instalações, com apenas 15,2%.
A disponibilização do Creators Update de forma massiva deverá ser iniciada em breve, alargando-o a hardware que até agora ainda não tinha recebido a atualização. Nessa altura estes números vão voltar a subir, ultrapassando a Atualização de Aniversário.