Pplware

Dica: Como configurar os Sets, os novos separadores do Windows 10

Agora que a Atualização de abril do Windows 10 está já pronta e a ser instalada, é hora da Microsoft se concentrar na Redstone 5 e no que ela vai trazer. Esta nova atualização está já em testes no Programa Insiders e mostra já algumas novidades.

Entre várias pequenas melhorias, destacam-se os Sets, os separadores que muitos esperavam que chegassem ao Windows 10. Vamos conhecer e aprender a configurar esta novidade.


Independentemente dos problemas que a Atualização de abril possa estar a trazer, a Microsoft continuou os desenvolvimentos do Windows 10. A Redstone 5, a próxima grande atualização do SO da Microsoft começou a chegar ao programa Insiders e o Sets destaca-se de imediato.

O que são os Sets

Os Sets vêm dar ao Windows 10 uma funcionalidade que há muito era pedida. Finalmente podemos ter separadores nas aplicações, que podem assim ser organizadas de forma mais direta e simples. Com o carregar no + podemos ter na mesma janela um novo separador do Edge, um novo documento ou simplesmente um explorador de ficheiros.

Desta forma, e para já apenas nas aplicações do sistema operativo e UWP (Universal Windows Platform), podemos organizar o nosso trabalho e tê-lo compartimentado por tarefas, sem as misturar ou confundir. Podem também aceder ao histórico dos separadores e voltar a abrir todos os que pretenderem.

Como configurar os Sets

Apesar de estar ainda numa fase de desenvolvimento, os Sets estão já plenamente funcionais e têm inclusive configurações disponíveis. Estas estão nas Definições e dentro em Sistema. Aí dentro devem procurar o separador Multitarefas. Por fim procurem a zona Conjuntos, nome dado por agora pela Microsoft.

A primeira opção disponível permite que definam onde as aplicações e sites abram de forma automática. Podem escolher Separador ou Janela e será aí que estas passam a ser abertas.

Como segunda opção tem o comportamento do Alt + Tab. Se até agora este se dedicava ao Windows, podem passar a poder escolher que alterne entre aplicações e separadores que estejam num Set.

Caso escolham a nova opção, passam a poder alternar entre todas as apps que estejam dentro dos conjuntos, tendo assim um maior detalhe.

Por fim podem adicionar exclusões que vão ficar fora dos conjuntos de separadores. Esta lista é gerida manualmente e permite que sejam adicionadas aplicações que não vão poder ser abertas em conjuntos de separadores.

Só precisam de carregar no + e escolher, uma a uma, as aplicações que vão ficar de fora dos conjuntos de separadores.

Os Sets ainda estão longe de estar perfeitos e prontos para serem usados de forma massiva, mas a Microsoft mostra já que sabe o caminho a tomar e que em breve será uma realidade. Falta agora o restante software aderir e passar a poder ser usado nos separadores do Windows 10, tal como sempre se esperou.

Leia também

Exit mobile version