Pplware

Circuito básico pode duplicar velocidade do Wireless

Apesar de hoje em dia já existirem tecnologias wireless que garantem excelentes ritmos de comunicação, a verdade é que continuam a não existir limites!

Na sequência de um estudo recente, um grupo de investigadores da Universidade do Texas criou um circuito básico que consegue duplicar a velocidade em qualquer dispositivo wireless.

Mas qual o segredo?

Antes de falarmos sobre o “circuito é importante distinguir dois conceitos: Half-Duplex e Full Duplex.

Half-Duplex

Numa transmissão Half-Duplex (apenas num sentido), um equipamento só pode enviar ou receber informação, a cada instante ou seja, enquanto um equipamento transmite, o outro recebe! Um exemplo típico de comunicação Half-Duplex é o caso dos Walkie-talkies.

Full Duplex

No caso de uma transmissão Full-Duplex (em simultâneo nos dois sentido) é possível enviar e receber informação, simultaneamente. Este tipo de tecnologia garante, nas redes de dados, um aumento significativo de desempenho uma vez que os dados podem sem enviados e recebidos, simultaneamente.

Sabendo que as tecnologias Wireless usam transmissões Half-Duplex e as LANs Full-Duplex, aquilo que os investigadores fizeram foi construir um circuito (segundo eles, básico), que dá a capacidade a uma interface rádio de enviar e receber informação, no mesmo canal, simultaneamente (ou seja, efectuar comunicações Full Duplex). Desta  forma, os ritmos de comunicação no wireless podem aumentar para o dobro.

Este novo circuito, designado de circulador, tem a capacidade de isolar sinais que estão a entrar na interface de comunicação sem fios, dos que estão a ser enviados, funcionando como um estilo de filtro selectivo entre a antena e os circuitos rádio (na prática os sinais usam bandas de frequência diferentes).

Andrea Alù, líder do projecto, referiu que este novo circuito é muito barato e compacto e que pode ser o ideal para dispositivos móveis.Falta agora saber se os fabricantes estão dispostos a adoptar tal tecnologia.

Via uTexas

Exit mobile version