Pplware

Atualização de outubro do Windows 10 continua a dar problemas graves aos utilizadores

A atualização de outubro do Windows 10 prometia ser uma das que mais novidades iria trazer ao sistema operativo da Microsoft. Infelizmente, e fruto de problemas graves, a Microsoft teve de a retirar.

Agora, mesmo depois de estar inacessível, esta versão está apresentar novos problemas, que afetam os utilizadores que a conseguiram instalar. Mais uma vez o problema está relacionado com ficheiros que desaparecem.


Para muitos utilizadores a atualização de outubro do Windows 10 foi a fonte de problemas graves, que levaram ao desaparecimento de ficheiros pessoais. A Microsoft reagiu prontamente e retirou esta atualização do ar, estando já a testar uma nova build.

Mas muitos dos que conseguiram instalar com sucesso esta build, estão agora a reportar novos problemas graves. As queixas têm chegado principalmente via Reddit, onde os utilizadores apresentam os seus problemas com a build 1809.

O problema agora está nos ficheiros comprimidos e que são abertos com a ferramenta de descompressão do Windows. Esta está a falhar a extração de ficheiros cujo nome já exista na pasta de destino.

Se este mecanismo pode ser o correto, para não esmagar dados, o problema está no Windows, que não notifica os utilizadores, que pensam que o processo decorreu sem problemas e que os novos ficheiros estão disponíveis.

Com esta falha podem ocorrer perdas de dados pois os utilizadores assumem que os novos ficheiros estão no local e apagam as fontes dos mesmos.

Um outro utilizador do Reddit relatou que o problema está mais disseminado e que não se limita ao motor de extração dos ficheiros. Ao arrastar da interface para o gestor de ficheiros o problema acontece também.

Dos muitos testes já feitos, foi possível limitar esta falha a esta build do Windows 10. O problema não acontece nas builds anteriores e nem com aplicações externas como o 7-Zip ou o WinRar.

A build que traria novidades ao Windows 10 está afinal a tornar-se uma das maiores dores de cabeça que a Microsoft e os seus engenheiros já tiveram. A nova build está já em testes, mas ainda sem data de lançamento.

Exit mobile version