Pplware

Aprenda a usar o sniffer Wireshark (Parte II)

Ao longo dos anos, fomos apresentando no Pplware as várias versões e respectivas novidades do sniffer mais popular para redes informáticas, o Wireshark. O Wireshark é uma ferramenta de analise protocolar, que permite a captação, em tempo real, de pacotes de dados, e apresenta essa informação num formato legível para os utilizadores. O processo de captura de tráfego é realizado via placa de rede,, funcionando esta num modo especial que é designado de modo promíscuo (possibilidade de capturar todos os pacotes, independentemente do endereço de destino).

Depois de termos apresentado aqui algumas funcionalidades básicas do wireshark, hoje vamos explicar mais duas funcionalidades: Esquema de cores nas linhas e Follow TCP Stream.

 

Esquema de cores nas linhas

Quando um utilizador vê pela primeira vez o funcionamento do wireshark, questionar-se-á qual o significado das cores no output. De uma forma geral e por omissão, as linhas:

Caso o utilizador pretenda ver o esquema de cores completo do wireshark, basta aceder a View—>Coloring Rules

Follow TCP Stream

Uma das funcionalidades interessantes do Wireshark é o  Follow TCP Stream. Esta funcionalidade permite visualizar streams TCP completas, isto é, com esta opção o utilizador poderá acompanhar toda uma comunicação desde o primeiro SYN até ao FIN­-ACK.

Esperamos que tenham gostado deste segundo tutorial sobre o Wireshark. Por hoje resta-nos esperar pelo vosso feedback e sugestões para próximos tutoriais.

Exit mobile version