Sempre que sai um artigo sobre Networking no Pplware, há sempre leitores que, através dos comentários ou e-mail, solicitam um artigo sobre como instalar e configurar um proxy. Actualmente existem várias soluções para a implementação de um proxys mas, para este artigo, vamos conhecer o popular Squid.
Em 2009, o nosso colaborador Francisco Aragão escreveu aqui um artigo interessante que explica o conceito de proxy e que tipos de proxy existem. Na prática, uma máquina que se ligue através de um servidor proxy, “obedece” às regras definidas por este e todos os pedidos (ex. páginas web, ficheiros, etc) são também feito pelo proxy que posteriormente os devolve ao cliente. Desta forma é fácil filtrar os conteúdos que pretendemos através do proxy, uma vez que todos os pedidos passam por ele.
O Squid oferece funcionalidades de proxy HTTP, suporte para caching de páginas web, mecanismos de controlo de acessos entre outras funcionalidades.
Para a realização deste tutorial, recorremos à distribuição Linux CentOS 6.2.
Como montar o Squid no Linux CentOS?
Para instalar o Squid no Linux CentOS 6.2 deve abrir o terminal e inserir o seguinte comando:
yum install squid
Após a instalação, podemos definir que o Squid irá arrancar automaticamente com o sistema, usando para isso o comando
chkconfig squid on
Se pretender iniciar o squid devem usar o comando:
service squid start
Feita a instalação fica a faltar a configuração do squid no modo normal ou no modo transparente. Essa configuração deve ser realizada no ficheiro /etc/squid/squid.conf e será apresentada num próximo tutorial, de acordo com o cenário apresentado na imagem inicial. Estejam atentos.