Partilhe impressoras, musica, videos
Uma das fantásticas funcionalidades introduzidas no Windows 7 foi a possibilidade dos utilizadores criarem um homegroup. Apesar de hoje em dia existirem vários serviços, assentes na cloud, que permite partilhar facilmente informação entre vários PC’s, um homegroup dá a possibilidade de criar se criar uma ambiente assente numa LAN, onde as máquinas pertencentes a esse homegroup podem facilmente partilhar impressoras, documentos, música, vídeos, etc.
Hoje vamos ver como é fácil criar um homegroup no Windows.
Para a produção este tutorial usei o Windows 8. Como temos vindo a referir, o Windows é sem duvida um sistema operativo muito completo,que oferece funcionalidades nativas para quase tudo.
Para criarem um homegroup devem seguir os seguintes passos:
Passo 1) Carregar na tecla WIN + Q e escrever homegroup (está dentro do item Settings)
Passo 2) Depois carregamos em Create
Passo 3) …e em seguida definimos quais os recursos que vamos disponibilizar neste ambiente de partilha local. Como podem ver no fundo das opções, o Window protege de imediato o homegroup criado, definido uma password (que deverá ser usada por outras máquinas para se juntarem ao homegroup criado)
E está o homegroup criado. Os utilizadores podem ver a estrutura partilhada, acedendo ao meu computador, e depois, do lado esquerdo, expandir Homegroup
Como se juntar a um homegroup?
Para juntar agora novas máquinas ao domínio basta a HomeGroup e na textfield escrever a password do homegroup criado. De referir que este processo deverá ser feito em outras máquinas que pretendam estar ligadas ao homegroup.
Para quem tem várias máquinas em rede e pretende uma solução rápida para sincronização de informação e partilha de recursos, então a utilização de um ambiente homegroup é a solução. A configuração é simples e intuitiva e em 5 minutos temos tudo a funcionar. Experimentem.